O Opinion leader é um indivíduo que consegue influenciar as opiniões e os comportamentos dos outros de maneira eficaz.
Tem um papel importante no setor de marketing porque ajuda a empresa a divulgar um produto e a influenciar as decisões dos consumidores.
A tarefa dos opinion leaders é fazer de "mediador" entre os meios de comunicação e os outros indivíduos menos interessados e menos participativos em uma campanha publicitária.
Além disso, o opinion leader pode ser considerado um especialista do setor e, portanto, adquire mais credibilidade em relação a um determinado tema.
Em torno dessa figura, gira a teoria two-step flow of communication.
Teoria do two-step flow of communication
A teoria do two step flow of communication afirma que: a maioria das pessoas forma suas próprias ideias e opiniões a partir da influência dos opinion leaders que, por sua vez, são influenciados pelos mass media.
Nos meios de comunicação, o líder de opinião é um usuário ativo 100% e é capaz de veicular as mensagens a um público mais amplo.
Quando se segue um líder de opinião, o usuário participa ativamente das ideias e conselhos que ele expõe, ao contrário das mensagens diretas que vêm dos meios de comunicação que tendem a ter um único valor de reforço.
Exemplos de líderes de opinião
Existem diferentes maneiras pelas quais o líder de opinião exerce seu trabalho:
- Atividades e tarefas diárias: exerce influência sobre sua comunidade de referência e tem relevância em um ou em um número limitado de campos. Isso é definido como líder de opinião monomorfo;
- Assuntos e ideias mais generalizados: exemplo de líder de opinião polimorfo e exerce seu trabalho usando a personalidade e o carisma.
Exemplo de líder de opinião monomorfo
Um líder de opinião monomórfico pode ser um técnico de utensílios da sua vizinhança que pode representar para muitos um verdadeiro ponto de referência quando se trata de fazer escolhas nesse determinado setor.
Exemplo de líder de opinião polimórfico
Um líder de opinião polimórfico é uma pessoa reconhecida a nível global, como por exemplo: um líder que aborda questões ambientais e relacionadas com a mudança climática.
Portanto, a influência que exercem vai além das questões individuais.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.