O que é o opt-out

Opt-out è uma renúncia, onde o usuário inscrito em uma lista de e-mails pede a interrupção do envio de e-mails informativos ou promocionais.

O opt-out consiste no envio de comunicações informativas, comerciais e publicitárias aos consumidores sem a sua permissão.

Por exemplo: a empresa envia uma mensagem ao consumidor para um primeiro contato onde lhe oferece a possibilidade de recusar o envio de outras mensagens.

Na falta dessa recusa, a empresa pode continuar a enviar comunicações comerciais ao usuário, até que ele declare que não está interessado.

Diferença entre Opt-in e Opt-out

Ambas as definições pertencem à categoria do e-mail marketing.

O Opt- in è um consentimento do usuário para ser inserido em uma  lista de e-mails e receber comunicações publicitárias.

O usuário, portanto, fornece seu endereço de e-mail e o tratamento dos dados pessoais.

Assim, enquanto no opt-out deve haver uma renúncia ao envio de e-mails pessoais, no caso do opt-in deve haver uma adesão.

Um exemplo de sistema de opt-out pode ser a possibilidade de ser contatado para finalidades comerciais nos próprios números de telefone.

Neste caso, de fato, a lei permite ao profissional contatar possíveis clientes sem que seja necessário o consentimento destes. 

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.