Por budget entende-se um valor máximo que a empresa disponibiliza para alcançar seus objetivos, sem ultrapassar os limites que a empresa estabeleceu e é um dos instrumentos operacionais mais importantes porque permite definir um caminho a seguir coordenando suas atividades.
Com o termo orçamento empresarial falamos de um documento que diz respeito às previsões de gastos de uma empresa em um tempo limitado de exercício com o objetivo de obter um determinado resultado.
O orçamento é composto por duas partes importantes:
- O orçamento operacional: que ilustra a conta econômica.
- O orçamento financeiro: que ilustra e detalha os fluxos financeiros que derivam das previsões econômicas feitas, além dos investimentos e do caixa.
É articulado em quatro planos:
- Plano de investimentos: ponto de partida do orçamento.
- Plano econômico: receitas, custos.
- Plano patrimonial: o conjunto dos investimentos, ativo circulante (o conjunto dos empregos a curto prazo) capital permanente (empréstimos ou financiamentos).
- Plano financeiro: os investimentos.
E tem uma dupla função:
- Programação: o orçamento define as prioridades empresariais e a distribuição dos recursos.
- Controle: ter um orçamento predefinido permite, ao longo do ano, verificar os dados de consumo da empresa.
Como se programa o orçamento?
A programação do orçamento econômico tem um período de doze meses, dividido em períodos mais curtos (meses ou trimestres).
O orçamento podemos programá-lo em várias etapas:
Etapa 1 Simplifique seus dados financeiros: quando os dados e as descrições são muitos, ler os números se torna impossível, por isso faça uma ordem simples e rápida de compreender.
Etapa 2 Baseie-se no passado: com base nas experiências passadas, se você aprender com suas experiências, saberá reorganizar os recursos mais simplesmente.
Etapa 3 Analise os custos gerais: para completar o orçamento é necessário olhar os custos gerais, divididos em:
- Custos Fixos: são custos que não mudam muito, a menos que mude a estrutura da própria empresa.
- Custos Variáveis: são custos que são diferentes de um ano para outro.
Passo.4 Alocar os recursos e envolver seus colaboradores: saber quanto é necessário gastar para uma empresa é muito importante para encontrar o equilíbrio dos próprios programas empresariais, portanto, fornecer informações claras aos seus colaboradores ajuda a trabalhar melhor.
Passo.5 Divida o orçamento em frações e controle periodicamente: faça um controle mensal ou trimestral para verificar se não está ultrapassando o limite do orçamento imposto.
Passo.6 Prepare o orçamento para o final do ano.
Passo.7 Mantenha o registro das sazonalidades: se você tiver picos de receitas ou custos durante o ano, leve isso em consideração.
Passo.8 Escreva um documento para o seu orçamento.
caso de estudo:
Faturar com o Facebook 1.800 euros com um orçamento de 5 euros por dia.
Objetivos: venda e geração de novos clientes.
Setor: vestuário escolar.
Este caso de estudo ilustra como ganhar com um orçamento de 5 euros por dia:
Usando o Facebook, que tem custos mais baixos, publicando posts direcionados às mães e crianças na seção de notícias. Aqui estão os resultados após cerca de 45 dias:
orçamento investido 234,77 euros;
1.805,54 euros faturados diretamente através da campanha.
Avaliação importante: todos esses pedidos foram feitos por novos clientes, ou seja, pessoas que nunca haviam comprado nesta loja.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.