Com o termo "outsourcing", entende-se todas as atividades de realização e início de uma empresa, realizadas por fornecedores de serviços especializados externos.
Na prática, o outsourcing é um termo inglês que se divide em out e source e significa literalmente "externalização de serviços", ou seja, “fornecimento externo”.
Consiste, portanto, na realização de um produto ou serviço, que é confiado a uma entidade externa, obtendo assim um suporte maior.
Como ocorre o processo de outsourcing
O outsourcing envolve um acordo de cooperação de longa duração entre a empresa que o externaliza (outsourcee) e uma empresa já presente no mercado, à qual é cedida a atividade (outsourcer).
O acordo de outsourcing abrange a cessão de inteiras atividades do cliente e a transferência ao fornecedor dos diferentes departamentos empresariais: o pessoal designado e os ativos empresariais (instalações, veículos, licenças, equipamentos etc.).
De forma básica, o conceito de outsourcing é: "deixamos que outros façam o que sabem fazer melhor do que nós", assim reduzindo os custos e definindo os recursos necessários para desenvolver o core business (atividades empresariais de tipo operacional capazes de determinar as principais tarefas de uma empresa, a fim de criar uma receita e, consequentemente, um lucro.)
Por que uma empresa recorre ao outsourcing?
As razões que levam uma empresa a recorrer ao outsourcing são múltiplas, as quais são:
- Reduzir os custos;
- Melhorar a performance para alcançar determinados padrões qualitativos;
- Alcançar e manter uma posição de vantagem competitiva no mercado;
- Aquisição de maior especialização em um setor específico;
A inserção de serviços externos na empresa permitiu o acesso a novas tecnologias e competências que possibilitaram à empresa inovar sua atividade.
A terceirização, com o passar do tempo, assumiu muita importância no campo da comunicação, graças às possibilidades oferecidas pelos novos meios de comunicação e porque reflete as competências específicas exigidas para a gestão da comunicação de uma empresa.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.