O que é o outsourcing

Com o termo "outsourcing", entende-se todas as atividades de realização e início de uma empresa, realizadas por fornecedores de serviços especializados externos.

Na prática, o outsourcing é um termo inglês que se divide em out e source e significa literalmente "externalização de serviços", ou seja, “fornecimento externo”.

Consiste, portanto, na realização de um produto ou serviço, que é confiado a uma entidade externa, obtendo assim um suporte maior.

Como ocorre o processo de outsourcing

O outsourcing envolve um acordo de cooperação de longa duração entre a empresa que o externaliza (outsourcee) e uma empresa já presente no mercado, à qual é cedida a atividade (outsourcer).

O acordo de outsourcing abrange a cessão de inteiras atividades do cliente e a transferência ao fornecedor dos diferentes departamentos empresariais: o pessoal designado e os ativos empresariais (instalações, veículos, licenças, equipamentos etc.).

De forma básica, o conceito de outsourcing é: "deixamos que outros façam o que sabem fazer melhor do que nós", assim reduzindo os custos e definindo os recursos necessários para desenvolver o core business (atividades empresariais de tipo operacional capazes de determinar as principais tarefas de uma empresa, a fim de criar uma receita e, consequentemente, um lucro.)

Por que uma empresa recorre ao outsourcing?

As razões que levam uma empresa a recorrer ao outsourcing são múltiplas, as quais são:

  • Reduzir os custos;
  • Melhorar a performance para alcançar determinados padrões qualitativos;
  • Alcançar e manter uma posição de vantagem competitiva no mercado;
  • Aquisição de maior especialização em um setor específico;

A inserção de serviços externos na empresa permitiu o acesso a novas tecnologias e competências que possibilitaram à empresa inovar sua atividade.

A terceirização, com o passar do tempo, assumiu muita importância no campo da comunicação, graças às possibilidades oferecidas pelos novos meios de comunicação e porque reflete as competências específicas exigidas para a gestão da comunicação de uma empresa.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.