A embalagem é o envoltório, a caixa, a embalagem do produto com decoração.
Embora o provérbio diga “não se julga um livro pela capa”, às vezes é exatamente a capa que faz o cliente se apaixonar por determinado produto.
Mas por trás da embalagem c’è um estudo, um planejamento e uma realização de todas as atividades realizadas para o produto a ser vendido e serve para identificar a marca, o próprio produto e fornecer informações sobre suas principais características de produção e uso.
É um elemento muito importante para a apresentação, a estética do produto e para atrair a atenção do cliente e a venda do produto. Embora não haja 100% de possibilidade de que a embalagem agrade todos os consumidores que a observam, ela deve garantir absolutamente a praticidade de transporte, a manutenção intacta do produto no interior e a exposição.
Por essas razões, seu estudo e realização è confiado aos especialistas em embalagens, que têm a tarefa de considerar a funcionalidade da embalagem.
Existem três tipos de embalagem:
- Primária: destinada à venda de produtos individuais, prontos para consumo. Além da função prática de contenção e proteção, as embalagens primárias desempenham uma segunda função, de tipo comercial, razão pela qual são consideradas verdadeiras unidades de venda. Para cumprir esse objetivo, as embalagens primárias são cuidadosamente projetadas para informar os clientes, persuadi-los e levá-los à compra.
- Secundária: agrupa um certo número de unidades de venda. Se o produto for removido de seu recipiente secundário, portanto, suas características e seu valor comercial não são alterados.
- Terciária: caixas destinadas ao transporte seguro das mercadorias, projetadas para proteger e preservar a integridade do conteúdo. Embalagens que facilitam a manipulação e o envio de embalagens múltiplas ou unidades de venda individuais.
Como fazer uma embalagem?
Realizar uma embalagem pode ser muito simples, até mais simples do que você possa imaginar. Vamos ver como…
Primeiramente, deve-se agendar uma reunião com o cliente para coletar todos os requisitos necessários para a embalagem perfeita.
Deve-se solicitar ao cliente algumas características específicas para a embalagem desejada:
- Características materiais do produto: dimensões, peso, volume, forma, tipos de materiais utilizados;
- Características imateriais do produto: preço, posicionamento no mercado;
- Modalidades de distribuição: modalidades de transporte e distribuição do produto;
- Características do consumidor final: modos e momentos de consumo/utilização;
- Normativas: eventuais obrigações legais que a embalagem deve cumprir;
- Concorrentes: quem são os concorrentes, quais são as características materiais e imateriais de seus produtos;
Após ter coletado todas as informações úteis para a realização da embalagem, poderá ser realizado o conceito, que representará a base bem como um rascunho do projeto para estabelecer a aparência das caixas: dimensões, gráfica, textos, forma do corte, material.
Uma vez aceita a proposta, pode-se realizar um mockup da sua embalagem, antes de preparar o pedido definitivo.
Uma ferramenta que permite mostrar ao cliente a embalagem que você idealizou com a gráfica aplicada: uma prévia da caixa que corresponderá ao que posteriormente poderá comprar e receber.
Pode-se escolher entre:
- Mockup impresso: ou seja, já impresso com os mesmos materiais utilizados para a produção definitiva para testar os aspectos estruturais da embalagem;
- Mockup 3D virtual: para mostrar uma prévia a 360° do produto ao cliente e vê-lo de todos os ângulos.
Após a apresentação, pode-se fazer um teste de mercado da embalagem imprimindo várias cópias para avaliar diferentes fatores.
Graças aos testes de mercado, é mais fácil entender quais são as embalagens que apresentam a maior preferência de compra entre os clientes de uma loja física. Assim, é possível entender qual embalagem é mais adequada para aquele tipo de produto e mercado.
Uma vez definidos todos esses elementos, pode-se proceder à impressão definitiva da embalagem.
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