O permission marketing pertence ao ramo do marketing e é uma estratégia que prevê o tratamento de dados pessoais e o consentimento do consumidor, através de um pedido, para receber comunicações de promoções por parte de uma empresa.
Na prática, seu objetivo é obter do consumidor a permissão para se comunicar com ele porque se presume que ele dará maior atenção à mensagem e, portanto, uma maior eficácia.
A autorização pode ser solicitada através de um convite para se inscrever na newsletter da empresa, em um blog ou para seguir a empresa nas redes sociais.
Essa estratégia é fundamentada para manter com o consumidor um relacionamento duradouro ao longo do tempo.
Estratégias de permission marketing
O permission marketing utiliza a técnica de opt-in que serve para indicar com qual opção o consumidor expressa seu consentimento para receber comunicações informativas e comerciais.
Na prática, um usuário que precisa se inscrever na newsletter deve fornecer seu endereço de e-mail e confirmar a vontade de aderir ao serviço.
As estratégias de permission marketing se concentram na segmentação e na personalização dos produtos, elementos fundamentais para uma venda eficaz.
Para implementar uma estratégia de permission marketing é importante seguir diferentes pontos:
- Avaliar o próprio produto e perguntar-se se consegue atrair o usuário;
- Obter a permissão e a aceitação do seu potencial cliente;
- Segmentar os usuários para enviar as informações exatas à pessoa específica;
- Preparar um conteúdo específico para cada usuário para melhorar as conversões;
- Vender o produto.
Dependendo do tipo de produto ou serviço, o conteúdo pode variar, e é por isso que a comunicação deve ser personalizada com base no cliente que está à sua frente.
Vantagens do permission marketing
O permission marketing traz diversos benefícios para a empresa:
- O consumidor não vê o envio das promoções como invasivo porque foram eles próprios a dar o consentimento;
- Conquista-se a atenção do cliente porque são eles que esperam as nossas informações;
- Podem memorizar mais informações graças ao banco de dados que permite ter informações mais organizadas;
- Haverá uma conversa mais ativa com o consumidor.
As campanhas de marketing que utilizam as estratégias de permission marketing incentivam o consumidor a estabelecer um primeiro contato com a empresa e chegar às conversões.
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