O que é o permission marketing

O permission marketing pertence ao ramo do marketing e é uma estratégia que prevê o tratamento de dados pessoais e o consentimento do consumidor, através de um pedido, para receber comunicações de promoções por parte de uma empresa.

Na prática, seu objetivo é obter do consumidor a permissão para se comunicar com ele porque se presume que ele dará maior atenção à mensagem e, portanto, uma maior eficácia.

A autorização pode ser solicitada através de um convite para se inscrever na newsletter da empresa, em um blog ou para seguir a empresa nas redes sociais.

Essa estratégia é fundamentada para manter com o consumidor um relacionamento duradouro ao longo do tempo.

Estratégias de permission marketing

O permission marketing utiliza a técnica de opt-in que serve para indicar com qual opção o consumidor expressa seu consentimento para receber comunicações informativas e comerciais.

Na prática, um usuário que precisa se inscrever na newsletter deve fornecer seu endereço de e-mail e confirmar a vontade de aderir ao serviço.

As estratégias de permission marketing se concentram na segmentação e na personalização dos produtos, elementos fundamentais para uma venda eficaz.

Para implementar uma estratégia de permission marketing é importante seguir diferentes pontos:

  • Avaliar o próprio produto e perguntar-se se consegue atrair o usuário;
  • Obter a permissão e a aceitação do seu potencial cliente;
  • Segmentar os usuários para enviar as informações exatas à pessoa específica;
  • Preparar um conteúdo específico para cada usuário para melhorar as conversões;
  • Vender o produto.

    Dependendo do tipo de produto ou serviço, o conteúdo pode variar, e é por isso que a comunicação deve ser personalizada com base no cliente que está à sua frente.

    Vantagens do permission marketing

    O permission marketing traz diversos benefícios para a empresa:

    • O consumidor não vê o envio das promoções como invasivo porque foram eles próprios a dar o consentimento;
    • Conquista-se a atenção do cliente porque são eles que esperam as nossas informações;
    • Podem memorizar mais informações graças ao banco de dados que permite ter informações mais organizadas;
    • Haverá uma conversa mais ativa com o consumidor.

    As campanhas de marketing que utilizam as estratégias de permission marketing incentivam o consumidor a estabelecer um primeiro contato com a empresa e chegar às conversões.

    Compartilhe este artigo nas redes sociais:
    Quer começar a trabalhar com a web?

    Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

    Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

    Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

    Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.