O Brand Character é uma imagem associada a uma marca que define o caráter dela, assim como uma pessoa real, e a torna única em relação aos seus concorrentes.
Uma marca pode ter diferentes caracteres, pode ser atraente, sedutora, divertida, brincalhona e assim por diante. A impressão que a empresa quer passar de sé é definida exatamente pelo Brand Character, de fato, se uma marca for considerada como um ser vivo, ela terá mais probabilidade de interceptar consumidores com seu próprio caráter e assim obter a máxima confiança dos usuários.
O consumidor pode se conectar com a marca criando uma conexão emocional com seus valores.
Como criar um brand character eficaz?
A gestão da empresa junto aos departamentos de branding e marketing muitas vezes não presta a devida atenção para definir o caráter da marca, que é na verdade o primeiro passo a ser dado ao criar uma marca. As perguntas que devem responder são:
- Qual é o ponto fraco da sua marca?
- O que você quer que os consumidores sintam e percebam quando estão em contato com a sua marca?
- Qual é o tom de voz e a tonalidade que transmitem os aspectos positivos da sua marca?
- Quais são as palavras e frases que o consumidor deve associar à sua marca?
- Quais são as cores, o estilo e outros elementos visuais que você usará para comunicar a história da sua marca?
Exemplos de caráter de marca
1. COMPETÊNCIA
Esse caráter enfatiza a confiabilidade, o sucesso e a inteligência da marca.
Um exemplo é o gigante da tecnologia Apple. Os usuários que estão em contato com essa marca percebem imediatamente a sua confiabilidade, a durabilidade dos produtos e a excelência operacional, não por acaso é a marca líder no mercado.
2. EXCITAÇÃO
O caráter de excitação indica uma marca jovem, despreocupada e vibrante.
Um exemplo pode ser os vários parques de diversões destinados a um público jovem interessado em tais viagens de aventura.
3. SINCERIDADE
Esse caráter é definido pela gentileza, honestidade e alegria de uma marca.
Um exemplo é a marca de sabonete Dove, seus produtos (sabões, shampoos e lavagens para o corpo) se adaptam a um personagem sincero.
4. SOFISTICAÇÃO
Esse personagem transmite luxo, prestígio e elegância.
Marcas como Louis Vuitton, Michael Kors, Gucci são exemplos perfeitos para esse tipo de caráter, pois seus produtos são destinados a um segmento de mercado rico que pode se permitir suas faixas de preço.
Até os detalhes de seus produtos, a embalagem e os elementos de marketing expressam um caráter refinado.
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