O que é o personal branding

Entende-se por personal branding o conjunto de estratégias que são úteis para promover a si mesmo, um pouco como se faria para uma empresa.

A palavra personal significa que um profissional se promove, sobretudo online, para um público mais amplo e, ao mesmo tempo, mais específico possível.

O personal brand é a imagem que se quer dar de si, na panorâmica de uma estratégia de marketing centrada na própria pessoa (e, consequentemente, na própria profissionalidade).

As estratégias para fazê-lo são as mesmas de uma empresa, uma verdadeira marca em todos os seus aspectos específicos, mas sempre muito pessoais.

Fases de desenvolvimento de uma estratégia de personal branding

O objetivo de uma estratégia de personal branding é promover justamente a sua marca que deve diversificar-se da concorrência, mas vamos por ordem.

Para estabelecer uma boa estratégia de personal brand deve-se:

  • Identificar a sua unique selling proposition, para fazer isso é necessário ter claro também a sua vision e a sua missão. Todos esses elementos te tornarão único em relação aos outros concorrentes.
  • Posicionar-se no mercado através da identificação da comunicação adequada (tono de voz), e consequentemente realizar uma análise competitiva (Análise SWOT) da concorrência e do público-alvo a "atacar".

Como implementar a estratégia de personal branding

Para colocar em prática uma estratégia correta de personal branding é necessário conhecer o seu valor (o que podemos oferecer também em relação à concorrência) e quem è o nosso público.

Uma vez esclarecidos esses elementos fundamentais, você deve entrar em comunicação pessoal e profunda com a comunidade. Fale para um público que confia em você e ofereça serviços úteis (no início gratuitos), dê valor a si mesmo e à sua marca pessoal.

Para se comunicar com a comunidade, existem muitas maneiras, entre as mais importantes encontramos:

  • Criação de um funil de personal branding: criar relacionamento com os usuários através de campanhas de email ou content marketing ativadas por meio de um funil de vendas de si mesmo e dos seus serviços.
  • Social personal branding: criar conteúdos interessantes nas redes sociais sempre através de content marketing específicos e atrair novos potenciais clientes por meio de campanhas ADS.
Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.