Entende-se por personal branding o conjunto de estratégias que são úteis para promover a si mesmo, um pouco como se faria para uma empresa.
A palavra personal significa que um profissional se promove, sobretudo online, para um público mais amplo e, ao mesmo tempo, mais específico possível.
O personal brand é a imagem que se quer dar de si, na panorâmica de uma estratégia de marketing centrada na própria pessoa (e, consequentemente, na própria profissionalidade).
As estratégias para fazê-lo são as mesmas de uma empresa, uma verdadeira marca em todos os seus aspectos específicos, mas sempre muito pessoais.
Fases de desenvolvimento de uma estratégia de personal branding
O objetivo de uma estratégia de personal branding é promover justamente a sua marca que deve diversificar-se da concorrência, mas vamos por ordem.
Para estabelecer uma boa estratégia de personal brand deve-se:
- Identificar a sua unique selling proposition, para fazer isso é necessário ter claro também a sua vision e a sua missão. Todos esses elementos te tornarão único em relação aos outros concorrentes.
- Posicionar-se no mercado através da identificação da comunicação adequada (tono de voz), e consequentemente realizar uma análise competitiva (Análise SWOT) da concorrência e do público-alvo a "atacar".
Como implementar a estratégia de personal branding
Para colocar em prática uma estratégia correta de personal branding é necessário conhecer o seu valor (o que podemos oferecer também em relação à concorrência) e quem è o nosso público.
Uma vez esclarecidos esses elementos fundamentais, você deve entrar em comunicação pessoal e profunda com a comunidade. Fale para um público que confia em você e ofereça serviços úteis (no início gratuitos), dê valor a si mesmo e à sua marca pessoal.
Para se comunicar com a comunidade, existem muitas maneiras, entre as mais importantes encontramos:
- Criação de um funil de personal branding: criar relacionamento com os usuários através de campanhas de email ou content marketing ativadas por meio de um funil de vendas de si mesmo e dos seus serviços.
- Social personal branding: criar conteúdos interessantes nas redes sociais sempre através de content marketing específicos e atrair novos potenciais clientes por meio de campanhas ADS.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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