O que é o planejamento de mídia

O planejamento de mídia è o processo de planejamento de campanhas publicitárias através dos meios de comunicação.

Esse tipo de atividade à é realizada pelo centro de mídia no que diz respeito às grandes empresas anunciantes, enquanto que para as médias ou pequenas, cuida da concessionária publicitária.

O planejamento de mídia seleciona os meios e veículos mais adequados para o alcance dos objetivos de comunicação de uma campanha publicitária, levando em conta o target de referência e o orçamento estabelecido.

O objetivo principal de uma atividade de planejamento de mídia é o alcance de um planejamento de meios otimizado. 

As atividades de planejamento de mídia 

Para planejar uma campanha publicitária através do planejamento de mídia, é importante seguir a execução de diversas atividades:

  • Identificar o seu público-alvo: o destinatário da mensagem publicitária;
  • Identificar o orçamento: em razão dos objetivos de marketing da empresa, é calculado o limite ideal para um investimento publicitário;
  • Selecionar os meios e os veículos: que se mostram mais adequados para alcançar o seu público-alvo de forma eficaz e eficiente;
  • Identificar como planejar a negociação e a compra de espaços publicitários;
  • Realizar as atividades necessárias para veicular a campanha publicitária;
  • Identificar os resultados alcançados através da campanha publicitária.

Portanto, se você está projetando um produto ou serviço e quer torná-lo conhecido pelos seus clientes, a solução é planejar um processo de media planning!

Como planejar um media planning

Através do processo de media planning, é possível planejar uma campanha publicitária em diferentes fases:

  • Executar uma análise de mercado: determinar o público-alvo com base na idade, no sexo, na renda, na ocupação, nos interesses, nas necessidades e identificar os concorrentes. Se você realizar uma análise eficaz, planejar os custos e determinar os meios nos quais investir será mais simples;
  • Estabelecer os objetivos: a quantidade de pessoas expostas à mensagem, o número médio de vezes que a mensagem chega a essas pessoas, o orçamento disponível, o número de membros do público alcançados pela publicidade;
  • Definir o tipo de comunicação: selecionar os meios mais adequados para alcançar o público-alvo como internet, televisão, rádio, jornais;
  • Comprar um espaço publicitário: implica o compromisso com o fornecedor de criar conteúdos e enviá-los até uma data estabelecida;
  • Avaliar se o planejamento de mídia estabelecido é eficaz: avaliar os resultados com base nos objetivos definidos.

Se você executar com atenção as fases de planejamento, terá uma campanha publicitária de sucesso!

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