O que é o planejamento de meios

A planificação de meios, é a transmissão de uma mensagem publicitária a um determinado público-alvo através dos meios de comunicação.

A planificação é elaborada pelos mass media, escolhendo o meio mais apropriado e a frequência mais adequada.

A avaliação da planificação de meios é deduzida com base na cobertura que se obtém do alvo, na frequência com que se transmite uma mensagem publicitária durante a campanha, e no GRP (custo por contato). 

Quais são as modalidades de planificação de meios mais utilizadas?

Para começar a fazer um planejamento correto de meios é importante conhecer muito bem os meios disponíveis:

  • Jornais: têm uma boa cobertura do mercado local, são flexíveis e pontuais;
  • Televisão: têm a vantagem de unir aspectos visuais, sonoros e de movimento que se mostram envolventes e atraentes aos olhos do espectador. Tem um nível de atenção e cobertura muito alto;
  • Rádio: tem custos muito baixos e é capaz de atrair a atenção de muitas pessoas;
  • Publicidade externa: tem criatividade da mensagem e é toda a publicidade que se encontra fora de casa, a clássica cartazística.

O objetivo do planejamento de meios é identificar o meio mais adequado para fazer uma campanha publicitária eficaz e envolvente.

As variantes que consideramos para o planejamento de meios em relação à escolha dos meios são:

  • A solicitação da mensagem;
  • O período e a frequência pelos quais a campanha publicitária deve continuar;
  • O orçamento estipulado para a estratégia.

No que diz respeito à escolha dos veículos, existem critérios a serem seguidos, que estão divididos em:

  • Critérios quantitativos: são medidos pela porcentagem da audiência (total de telespectadores que seguem, em um determinado período de tempo, uma rede, uma estação, um programa). que entra em contato com o veículo em um certo período, em relação à audiência alvo (o público-alvo).
  • Critérios qualitativos: o acordo entre a mensagem e seu conteúdo com as
    características do veículo. Ou seja, quão popular é o anúncio, a qualidade da produção, os tempos de saída verídicos.

A escolha dos meios e dos veículos para uma planejamento eficaz de meios é muito importante e serve para divulgar a mensagem publicitária e a empresa que a promove.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.