O plano de meios, também chamado de media plan, é uma organização de um plano elaborado pelo centro de mídia.
Serve para transmitir através dos mídia uma mensagem publicitária que chegue diretamente ao seu target.
A mensagem publicitária é transmitida no momento mais apropriado, com o meio mais adequado e frequência adequada.
Como realizar um plano de meios
Para definir da melhor forma a sua estratégia de comunicação é importante seguir diferentes etapas:
- Definir os objetivos de comunicação: ou seja, os objetivos a serem alcançados através da comunicação da mensagem. Obviamente, a comunicação deve ser eficaz para fins de venda. Os objetivos devem ser: específicos, muito detalhados e não genéricos; mensuráveis, ou seja, que se consegue entender se os objetivos foram alcançados ou não; acessíveis: devem ser facilmente alcançáveis com o material à nossa disposição; realistas: devem ser concretos e encontrar respaldo na realidade;
- Identificar as buyer personas: ou seja, a quem devemos direcionar nossa comunicação. O plano de comunicação deve identificar os potenciais clientes da empresa. Para identificar as buyer personas, define-se um grupo de usuários com características comuns, oferecendo-lhes aquilo que procuram através da nossa publicidade;
- Escolher quais meios de comunicação usar: a escolha do meio é muito importante para executar uma comunicação eficaz para alcançar a máxima porcentagem de target;
- Definir um plano de meios vencedor: escolha os meios mais adequados para iniciar suas campanhas publicitárias. O público ao qual se destina a publicidade deve corresponder com certeza ao nosso target de comunicação;
- Definir uma estratégia de conteúdos: por fim, o plano de comunicação deve conter uma copy strategy com os conceitos fundamentais que ajudarão a empresa a tornar a mensagem única e eficaz. Os conteúdos da mensagem são criados por um especialista da área chamado copywriter.
Como e com quais meios se comunica uma mensagem è um processo que desempenha um papel fundamental para uma estratégia de marketing eficaz e uma eventual venda de um produto/ serviço.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.