O plano editorial é um documento escrito para o planejamento de conteúdos, que serão publicados nas redes sociais, sites ou blogs.
Na prática, é um conjunto de estratégias de marketing, que têm o objetivo de alcançar um determinado target ao qual è destinado um determinado post.
Através do plano editorial estabelecem-se:
- Quantos posts por semana devem ser publicados;
- A qual target è referido;
- Os objetivos a serem alcançados;
- Os conteúdos escritos nos posts.
Como criar um plano editorial?
Um plano editorial requer uma verdadeira estratégia de marketing bem definida, que deve levar em conta alguns elementos fundamentais:
- Conhecer à perfeição a marca: ponto fundamental, pois é permite identificar a mensagem que se deseja comunicar aos leitores e identificar o target de referência, assim como estabelecer os tópicos a serem tratados;
- Analisar os concorrentes: fazer uma análise precisa dos concorrentes è fundamental para obter as informações certas e conseguir estar um passo à frente dos outros;
- Definir objetivos: O plano editorial deve ter objetivos concretos a serem alcançados nas publicações dos posts;
- Escolher o estilo de comunicação: em um bom plano editorial è importante escolher como se deseja comunicar a mensagem, deve ser muito criativo, fácil de entender e impactante para o leitor;
- Estabelecer o tom de voz: è muito importante definir o próprio tom de voz com o qual comunicar a mensagem ao leitor, deve ser único, original e reconhecível instantaneamente.
Como deve ser o conteúdo dos posts?
Porqué um conteúdo seja interessante, deve ser:
- Informativo: é importante compartilhar notícias exclusivas, que ninguém viu ainda;
- Divertido: com postagens/vídeos que servem para o entretenimento do público, mantendo-se dentro do tema da sua marca;
- Emocionante: são os posts mais difundidos, pois apelam para as emoções do leitor.
Para fazer uma análise dos seus objetivos, é fundamental a utilização de serviços como Google analytics, para a coleta de dados relacionados a campanhas publicitárias, como o número de visualizações de um conteúdo publicitário, os dados demográficos do público-alvo, o número de conversões.
Esses dados ajudam a entender quais são os elementos que funcionam e se há aspectos da campanha publicitária a serem melhorados ou substituídos.
Exemplos de planos editoriais nas redes sociais
Estes vídeos explicam como fazer um bom plano editorial nas redes sociais, seguindo diferentes passos simples:
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