O que é o portfólio

O portfólio é um elaborado web ou impresso, onde o profissional apresenta seus trabalhos realizados ao longo do tempo.

O termo portfólio nasce da palavra de origem anglo-saxônica que definia uma pasta, agora digital e na antiguidade de couro.

Na perspectiva moderna, muitos profissionais, desde arquitetos até desenvolvedores web, de projetistas a designers gráficos, utilizam essa forma particular de apresentação para listar de maneira esteticamente agradável e impactante seus trabalhos, aumentando assim sua brand reputation.

Características de um portfólio de clientes eficaz

Muitas vezes, os profissionais inserem seus trabalhos em uma apresentação virtual (um site web feito sob medida apenas para a apresentação de seus trabalhos).

Em outros casos, também em um clássico site web vitrine pode ser inserida entre suas páginas uma dedicada ao portfólio com a apresentação dos trabalhos realizados.

Para ser eficaz, a apresentação do trabalho individual deve conter:

  • Nome do projeto e da marca com a qual se é colaborado;
  • Descrição sintética do próprio projeto;
  • Imagem de capa e eventual galeria dos trabalhos realizados para o cliente/marca;
  • Link para o site da marca.

Por fim, existem online muitos sites e ferramentas para criar o seu portfólio.

Entre os mais importantes encontramos:

  • DeviantArt: um site inglês onde você pode carregar todos os seus trabalhos;
  • Behance: uma rede social de propriedade da Adobe ideal para marketing digital e design gráfico;
  • Canva: Mesmo com a popular ferramenta online para criação de conteúdos nas redes sociais, é possível criar ótimos portfólios.

Criar um portfólio de clientes é fundamental para gerar interesse no que você faz e na sua profissionalidade à.

Ótima ferramenta para apresentações externas ou muito relevantes, mas também como um cartão de visita virtual, adequado para qualquer ocasião de contato com novos clientes.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.