A precificação é o processo de determinação do preço de um produto ou de um serviço.
Esse processo baseia-se em diversos fatores:
- Os custos suportados pela empresa;
- O valor de um produto percebido pelos consumidores;
- o preço estabelecido pelos concorrentes, a tendência do mercado, o posicionamento da marca, além de outras variáveis.
A definição dos preços dos produtos e serviços influencia os lucros muito mais do que cortes nos custos ou o aumento dos volumes de venda.
Estrategia de precificação
A atividade de determinação do preço de um produto ou de um serviço é um processo muito longo e complexo e ainda pouco desenvolvido entre as atividades de planejamento.
Para determinar um preço que seja eficaz para as vendas, a empresa deve realizar uma análise precisa dos preços estabelecidos pelos concorrentes, dos preços para os quais o consumidor é mais direcionado e dos objetivos que a empresa deseja alcançar.
Quando se implementa uma estratégia de precificação é importante seguir alguns passos:
- Definir os objetivos: quando uma empresa determina o preço de um produto, ela deve planejar também o que deseja alcançar com aquele determinado preço;
- Identificar a demanda: realizar uma análise dos consumidores e de sua solicitação do produto;
- Fazer uma estimativa dos custos: elaborar uma estimativa dos custos relativos à produção, à distribuição e à venda dos produtos permite determinar o preço mais adequado para cobrir os custos e garantir o retorno do investimento realizado;
- Analisar a concorrência: a empresa deve levar em conta o tipo de oferta, os preços e também os custos suportados pelos concorrentes.
Portanto, uma vez determinados esses passos essenciais, não resta outra coisa senão um passo adicional de decisão:
- Escolher como conduzir a estratégia de precificação: analisar os passos anteriores e determinar tudo;
- Definir o preço final do produto: com base na estratégia adotada, a empresa pode escolher o preço mais adequado para um determinado bem.
No entanto, existem períodos no ciclo de vida de um produto e de uma empresa que tendem a mudar e, portanto, ela deve estar sempre pronta para se adequar às necessidades e às situações e mudar os preços no momento em que houver necessidade.
Modelos de precificação
Existem diferentes modelos de precificação que determinam o preço de um produto, ou seja:
- Custo e margem de lucro: adiciona-se uma margem de lucro em porcentagem ao custo de produção e distribuição do produto;
- Taxa de retorno: calcula-se a unidade de preço, ou seja, preço = custo unitário +[(taxa de retorno x investimento): quantidade vendida]. Portanto, determina-se o nível das vendas que chega a cobrir os custos fixos e variáveis;
- Preços de mercado: dispõe-se o preço dos preços estabelecidos pelos concorrentes;
- Preços de convite: dispõe-se o preço elaborado pelas pesquisas dos concorrentes e as opiniões dos clientes sobre as vantagens oferecidas por um produto;
- Preço baseado no valor: dispõe-se o preço que se baseia na avaliação do produto por parte do cliente.
Finalmente, é preciso focar na maneira como um cliente percebe o valor de um produto e o real valor do próprio produto e, portanto, aquilo que o cliente não vê.
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