O preço é uma das variáveis do mix de marketing.
Na prática é a moeda, o dinheiro que basta para a compra de um bem ou um serviço.
O preço de um produto possui algumas características:
- È um meio de comunicação: o produto, através do preço transmite uma imagem de qualità, muitas vezes quanto mais é elevado e melhor é visto como exclusivo aos olhos do cliente.
- È uma ferramenta que permite diferenciar os diferentes tipos de clientela: preços mais altos atraem um grupo de clientes, preços baixos atraem outro ainda.
Como estabelecer o preço de um produto?
Para estabelecer o preço de um produto, podemos seguir 3 fases:
- Cálculo do preço com base nos custos: ou seja, determina-se quanto custa realizar um produto ou um serviço, acrescentando uma porcentagem que é somada aos custos de produção, determinando um preço de venda final que permite a cobertura dos custos gerais e o lucro da empresa. Esta fase, no entanto, não considera quanto os clientes estariam dispostos a pagar pelo produto. De fato, se o cliente está disposto a pagar uma certa quantia é apenas porque sente que aquele produto pode satisfazer suas necessidades.
- Cálculo do preço com base na concorrência: esta fase, por sua vez, baseia-se na análise dos preços da concorrência. Além do preço, no entanto, é bom fazer uma análise também da estratégia de marketing escolhida em relação aos concorrentes.
- Cálculo do preço baseado no valor: esta estratégia baseia-se no “valor percebido”, ou seja, estabelece-se o preço com base em quanto o cliente está disposto a pagar. O valor percebido foca no problema que o cliente tem para estar pronto para resolvê-lo com seus produtos.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.







