O product placement é uma forma de comunicação não intrusiva onde os produtos de marca são posicionados dentro de filmes, programas de TV, anúncios publicitários para fins publicitários.
A atividade de product placement tem custos maiores em relação à publicidade tradicional, com a diferença que o product placement é mais eficaz em relação à publicidade clássica porque a mensagem é inserida dentro de um filme ou programa de TV, tornando muitas vezes o espectador inconsciente da intenção da empresa de fazer publicidade.
Diferente do anúncio publicitário onde o espectador consegue identificar instantaneamente a fonte da mensagem reconhecendo já que é de caráter comercial, no product placement, por outro lado, o espectador não é forçado a identificar a publicidade, mas identifica o ator que faz uso daquele produto ou que simplesmente falou sobre ele.
A identificação da mensagem por parte do consumidor pode variar de acordo com o grau de integração do produto com o contexto e a estrutura narrativa do filme.
Ao produto pode ser atribuído um papel ativo no filme quando caracteriza personagens ou situações, ou um papel secundário quando o produto é utilizado como cenário.
Quais são as tipologias do product placement?
São três as modalidades com que um produto pode entrar para o filme:
- Screen placement: a representação visual do produto, posiciona-se a marca em primeiro plano tornando-a bem visível e reconhecível, bastam poucas tomadas para deixar a lembrança do produto impressa na mente do espectador.
- Script placement: a citação verbal, a marca é mencionada pelos atores através de ferramentas audiovisuais capturando a atenção do espectador.
- Colocação de produto: Integrado, è a forma de product placement mais utilizada e se diferencia da publicidade com uma inserção que nasce da colaboração entre empresa e produção, tal colaboração permitiu que o produto se adaptasse adequadamente dentro da trama.
Em alguns casos, o produto se integra dentro do filme tornando-se parte da trama se não até mesmo o protagonista principal, assim tendo uma boa publicidade e aumentando consideravelmente as vendas.
Quais são os elementos do product placement?
O product placement tem quatro elementos fundamentais:
- O objeto: a marca, o produto ou o serviço.
- O contexto narrativo-expressivo: onde o produto se coloca na cena de uma obra audiovisual.
- A contrapartida: a compensação em dinheiro, ou de um fornecimento de produtos que servem à produção ou ainda à participação nas despesas de promoção das obras.
- O objetivo promocional: o propósito da marca quando é inserido em uma obra audiovisual é o de publicizar um produto ou serviço.
Os sujeitos do product placement
Os sujeitos do product placement são principalmente:
- O produtor
- A empresa: proprietária da marca a ser inserida
- A agência de product placement: agências publicitárias que gerenciam as estratégias e as modalidades de inserção
O Product placement & Mídias sociais
Graças à evolução digital, o product placement se è expandido, então começou a publicizar suas marcas e seus produtos também nas mídias sociais.
Publicizar sua marca nas redes sociais tem um custo menor em comparação à TV e ao cinema, portanto até mesmo as pequenas empresas tiveram a possibilidade de implementar suas campanhas publicitárias, graças também à inserção de influenciadores que publicam suas fotos ou stories nas redes sociais onde estão presentes os produtos publicizados.
Em conclusão, graças às redes sociais o product placement é sempre muito difundido. Muito importante é monitorar o andamento dos resultados obtidos e escolher o representante certo do produto a ser patrocinado, que conheça e aprecie já a marca para tornar assim a publicidade mais natural e eficaz.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.