O que é o produto

O produto é um bem ou um serviço que satisfaz as necessidades do cliente e é um meio de comunicação entre a empresa e este.

O produto é uma das variáveis do mix de marketing.

Podemos afirmar que o produto é o núcleo de uma empresa, se não há um produto, não há uma venda.

Mas para o sucesso da empresa é também importante a oferta, que deve sempre satisfazer as necessidades dos consumidores.

Para manter sempre o produto vivo no mercado podemos:

  • Avaliar os resultados do produto no mercado: através de pesquisas quantitativas.
  • Avaliar o quanto o produto consegue satisfazer as necessidades dos consumidores: através de pesquisas psicológicas.

O produto nasce, compete e comunica em um mercado através de uma marca, um nome, um sinal, uma cor.

Dependendo da necessidade que desejam satisfazer, os produtos são classificados em:

  • Bens industriais: quando são utilizados para a produção de bens de consumo que por sua vez podem ser agrupados segundo diferentes critérios:
    • Preço
    • Público-alvo
  • Duração de uso: bens duráveis, quando são utilizados muitas vezes e adquiridos com pouca frequência.
  • Aquisição dos consumidores: bens de consumo amplo, quando o consumidor os adquire com frequência.
  • Produtos funcionais: quando os bens são adquiridos por seus aspectos funcionais:
    • produtos de prestígio
    • produtos de maturidade
    • produtos de status

Como realizar um produto?

Por trás da realização de um produto há um duro trabalho da empresa e de seus funcionários.

Podemos realizá-lo em diferentes fases:

  • Pense em ideias: tente fazer uma lista de todas as coisas que lhe interessam, cada atividade ou objeto que lhe interessa. Crie uma lista abundante e faça esboços.
  • Escolha uma ideia: entre todas as ideias e esboços que você elaborou, escolha aquela que para você pode ter sucesso na empresa.
  • Pesquise suas ideias: Quando estiver seguro da sua ideia e tiver feito todas as modificações necessárias, pesquise para garantir que ela seja realmente única. Se já foi inventado um produto como o seu, você não poderá produzi-lo.
  • Escreva a lista de todas as coisas que você precisará para criar o objeto: escreva todas as possíveis partes e materiais para o seu produto e mantenha sempre com você um registro das suas pesquisas, que mostre que você não encontrou nenhum produto semelhante no mercado.
  • Crie uma representação informal do seu produto: pode ser solicitada uma representação precisa da sua invenção para poder patentear.
  • Patenteie o produto: obtenha um título jurídico onde é concedido um direito exclusivo de exploração da invenção, que impede outros de produzir, vender ou utilizar a invenção sem autorização.
  • Crie um protótipo: Após apresentar seu pedido, é o momento certo para criar um modelo funcional da sua invenção.
  • Crie uma apresentação: prepare uma apresentação que descreva sua invenção para promover seu produto.
  • Apresente seu produto a um fabricante: Encontre um fabricante especializado em produtos semelhantes ao seu e peça para produzir sua invenção para você.
  • Produza seu produto.
  • Promova seu produto: uma vez que tudo o que você precisa esteja pronto, é hora de promover seu produto para as vendas!
Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.