O que é a publicidade

A publicidade não é outra coisa senão a publicidade paga que se dissemina através dos meios de comunicação, divulgando sua oferta de ideias e produtos e influenciando as escolhas do público-alvo.

Os tipos clássicos de publicidade 

  • O jornal: a publicidade em jornais pode promover o seu negócio para uma ampla gama de clientes.
  • A revista: os leitores de revistas ou potenciais leitores tendem a ler revistas para seu entretenimento e mantê-las por um longo período, facilitando assim a possibilidade de atrair a atenção de um público fortemente alinhado ao alvo.
  • O rádio: a publicidade no rádio é uma ótima maneira de alcançar o público-alvo. Se você ouvir uma estação específica, isso pode atrair novos clientes para esse tipo de publicidade.
  • Televisão: a televisão chega a todos os lugares e a publicidade dessa forma é ideal se o público-alvo faz parte da população de uma grande área.
  • Publicidade ao ar livre: outdoors, sinalizações nas estradas, painéis publicitários, cartazes em ônibus, táxis e bicicletas.
  • Mailing direto, catálogos e folhetos: permite que as empresas se comuniquem diretamente com seus clientes, possibilitando o envio de mensagens especialmente elaboradas para o destinatário.

A publicidade pode também ser direcionada para alcançar objetivos de utilidade pública; neste caso é definida como publicidade não comercial: publicity, que ao contrário da publicidade clássica não representa uma forma de comunicação paga.

Mas falemos sobre a publicidade digital, que propaga sua publicidade através da internet. O objetivo principal é exatamente fornecer uma mensagem de marca aos visitantes do site, através de:

  • Imagens: que aparecem ao redor do conteúdo.
  • Anúncios de texto: criados por algoritmos para tornar o conteúdo mais relevante.
  • Papel de parede: aparecem mudando o fundo de um site.
  • Anúncios pop up: janelas que aparecem na frente do conteúdo do site mostrando um anúncio completo.
  • Vídeos: pequenos anúncios em vídeo que vão diretamente para reprodução automática.

Nas redes sociais há uma forma de publicidade muito importante e eficaz porque é possível alcançar o público-alvo de maneira muito rápida através de dois tipos de publicidade: orgânica e paga.

As melhores redes sociais para promover a publicidade

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
  • Instagram
  • Tumblr
  • Reddit

A publicidade permite ao consumidor entender o produto ou serviço apresentado ou por que precisaríamos dele.

Como fazer uma boa publicidade?

As campanhas publicitárias são muito importantes para promover um produto ou serviço. Podem ser planejadas para diferentes objetivos:

  • Reforçar a imagem da marca
  • Aumentar as vendas de um produto
  • Lançar uma nova linha no mercado
  • Posicionar seu produto em relação à concorrência

Seguindo etapas, vou ilustrar como fazer uma boa campanha publicitária:

1.  Para criar uma campanha publicitária é necessário conhecer a fundo o produto, o público-alvo, o mercado, quais são as suas necessidades produtivas e os objetivos comerciais.

2.  Definir os argumentos publicitários para se concentrar em uma única mensagem.

3.  Escolher os canais de veiculação onde fazer circular a mensagem publicitária.

4.  Coletar os dados para entender se a estratégia adotada é eficaz ou não.

O segredo para criar uma campanha de sucesso é ser capaz de atrair a atenção do cliente, manter alto o interesse e aumentar o desejo de compra por aquele determinado produto.

 Casos de estudo

Vou mostrar um vídeo que ajudará você a fazer uma boa publicidade e ter mais clientes

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.