O pull marketing é a forma de promoção de um produto que tem como objetivo a criação de ações úteis para atrair potenciais clientes.
Características e tipos de pull marketing
Frequentemente, o pull marketing é associado a ações realizadas na web.
Um exemplo disso é uma estratégia de inbound marketing que se baseia em direcionar visitas ao site através da criação de artigos otimizados para SEO, ou através das postagens nas redes sociais que remetem às seções do próprio site.
Outras formas de pull marketing são:
- Formas tradicionais de pull marketing: promoções, descontos e cupons. Tudo aquilo que atrai clientes sem que eles solicitem.
- Novas formas de pull marketing digital: web advertisement, blogging corporativo (a ação de unbound marketing da qual falávamos antes) e a atividade de social media manager.
Em todo caso, qualquer forma de marketing que não preveja solicitações diretas por parte do cliente.
Em definitiva, portanto, uma ação de pull marketing visa aumentar a demanda por aquele bem ou serviço e promovê-lo atraindo (pull) os clientes ou potenciais clientes.
Diferença entre pull e push marketing
A principal diferença entre pull e push marketing está na ação do cliente. De fato, no pull marketing o usuário è atraído pela ação ou pelo profissional que a promove. No push marketing, por outro lado, há uma ação direta voltada ao usuário como o marketing direto ou de marketing de saída, ou ações como e-mail marketing, SMS marketing ou WhatsApp marketing.
Atualmente, as ações de pull marketing estão sobrepondo o push marketing, definido como tradicional, mas, na verdade, a comunicação certa é aquela equilibrada entre as duas formas de marketing.
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