O real time bidding é um leilão em tempo real de espaços publicitários on-line.
Características do real time bidding e uso das impressões na publicidade programática
O conceito fundamental para entender o que é e como funciona o real time bidding (literalmente ofertas em tempo real) é a impressão.
Nos leilões on-line, a impressão é o número de vezes que o conteúdo é visualizado pelos usuários finais.
A real time bidding, que faz parte da chamada publicidade programática, é uma negociação sobre as impressões da publicidade on-line.
De fato, os banners dos anúncios carregarão o conteúdo de quem pagou mais por aquela impressão (AdSense se baseia nessa lógica). O comprador compra as impressões através do Ad exchange, o sistema que lhe permite monitorar o leilão.
Obviamente, o usuário não percebe nada, uma vez que o processo dura apenas alguns instantes.
Como todos os instrumentos de publicidade digital, essas novas formas de publicidade à são automatizadas e visam se dirigir a um público cada vez mais perfilado através de softwares e plataformas cada vez mais complexas, os chamados DSP (demand-side platform).
Os atores do real time bidding
As figuras do real time bidding são principalmente duas:
- O advertiser: quem colocará, em caso de vitória do leilão, o conteúdo do banner no espaço à venda
- O publisher: quem colocará à venda o espaço publicitário on-line
As vantagens do real time bidding para o advertiser
Como mencionado, as vantagens para quem vence o leilão estão ligadas à profilação dos usuários:
- As impressões que se compram são extremamente segmentadas
- Identifique o público-alvo de quem verá o banner de maneira cuidadosa
- Permite campanhas completamente escaláveis (melhoráveis a cada vez)
O RTB é uma ótima oportunidade para pequenas e grandes empresas maximizar os investimentos online e planejar suas estratégias de forma precisa.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.