O que é o leilão em tempo real

O real time bidding é um leilão em tempo real de espaços publicitários on-line.

Características do real time bidding e uso das impressões na publicidade programática

O conceito fundamental para entender o que é e como funciona o real time bidding (literalmente ofertas em tempo real) é a impressão.

Nos leilões on-line, a impressão é o número de vezes que o conteúdo é visualizado pelos usuários finais.

A real time bidding, que faz parte da chamada publicidade programática, é uma negociação sobre as impressões da publicidade on-line.

De fato, os banners dos anúncios carregarão o conteúdo de quem pagou mais por aquela impressão (AdSense se baseia nessa lógica). O comprador compra as impressões através do Ad exchange, o sistema que lhe permite monitorar o leilão.

Obviamente, o usuário não percebe nada, uma vez que o processo dura apenas alguns instantes.

Como todos os instrumentos de publicidade digital, essas novas formas de publicidade à são automatizadas e visam se dirigir a um público cada vez mais perfilado através de softwares e plataformas cada vez mais complexas, os chamados DSP (demand-side platform).

Os atores do real time bidding

As figuras do real time bidding são principalmente duas:

  • O advertiser: quem colocará, em caso de vitória do leilão, o conteúdo do banner no espaço à venda
  • O publisher: quem colocará à venda o espaço publicitário on-line

As vantagens do real time bidding para o advertiser

Como mencionado, as vantagens para quem vence o leilão estão ligadas à profilação dos usuários:

  • As impressões que se compram são extremamente segmentadas
  • Identifique o público-alvo de quem verá o banner de maneira cuidadosa
  • Permite campanhas completamente escaláveis (melhoráveis a cada vez)

O RTB é uma ótima oportunidade para pequenas e grandes empresas maximizar os investimentos online e planejar suas estratégias de forma precisa.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.