O que é o rebate

O rebate pertence ao ramo de marketing das promoções de vendas.

Consiste em conceder ao cliente uma certa quantia de dinheiro para a compra de um produto específico, portanto, é uma quantia de dinheiro que lhe é devolvida.

Na verdade, falamos de um tipo de promoção das vendas que é utilizada para incentivar a experimentação de novos produtos.

Tipos de rebate

Os descontos também podem ser utilizados pelos revendedores para ganhar cotas de mercado, aumentando os lucros da empresa. Existem diferentes tipos de descontos que podem ajudar tanto a empresa quanto o cliente, ou seja:

  • Desconto por correspondência (MIR): autoriza o comprador a enviar pelo correio um código de desconto na forma de cupom, recibo ou código de barras com o objetivo de receber um cheque no valor dependendo do produto patrocinado;
  • Desconto imediato: onde o produto é publicitado a um preço já descontado, em que o desconto é aplicado no momento da compra.

O Rebate, portanto, é uma estratégia de marketing que é utilizada para aumentar o engajamento dos clientes através de ofertas com incentivos.

Os tipos de descontos oferecidos variam com base no produto ou serviço publicitado, nos objetivos e no cliente alvo:

  • Mail-in: descontos por correspondência difíceis de gerenciar e bastante caros para produzi-los;
  • Digital: descontos rápidos e fáceis de usar podem ser uma ótima ferramenta para coletar informações sobre os clientes;
  • Produtor: descontos provenientes diretamente do produtor.

Graças aos descontos, o cliente reforça seu relacionamento com a atividade, incentivando-o a comprar novamente.

Estrategias de rebate

O rebate pode ser aplicado em qualquer setor para a venda de produtos e serviços.

Quando você implementa uma estratégia de rebate, tem mais incentivos em comparação às ofertas clássicas:

  • Estrategias de marketing de baixo risco: os incentivos recompensam os clientes pela compra a preço cheio, enquanto os descontos reduzem o custo do produto. A redução dos custos pode diminuir o valor percebido, portanto, se o cliente comprar a preço cheio, mantenha alto o valor de mercado do seu produto;
  • Relações com vendas / resgate: um desconto bom reduz a rentabilidade em troca de uma venda. Esta estratégia, portanto, incentiva os clientes a comprar;
  • Sucesso da campanha: se você facilitar a economia de dinheiro para as pessoas, automaticamente aumentará as vendas e o tráfego até gerar lealdade, ou seja, fidelização do cliente;
  • Vantagem de ter mais dados sobre os clientes: para tomar decisões sobre estratégias a serem implementadas e coletar informações úteis.

Um desconto oferece uma satisfação imediata, como um presente que os clientes apreciam muito, você pode usar esses incentivos para elaborar descontos e coletar informações valiosas sobre os clientes.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.