O que é o Retrô-branding

O retrò branding ou vintage branding è uma tendência cada vez mais utilizada pelas grandes marcas para a promoção de diversos produtos.

Nasce da redescoberta do passado por parte das marcas que querem se aproximar através da estratégia de comunicação com o cliente.

Na prática, essa estratégia visa ao efeito nostalgia do cliente, como quando você revê fotos antigas.

Portanto, retomam os produtos do passado e os reapresentam de forma moderna mantendo o estilo old style.

Estratégias de retrò branding

Essa nova forma de comunicação transmite aos clientes uma sensação de autenticidade e de proximidade por parte da marca.

Aposta no efeito nostalgia que suscita uma particular conexão e empatia com os clientes.

O retro branding dá uma nova vida à marca aproveitando-se do passado.

A sua estratégia diz respeito à criação de produtos e serviços integrados já no passado e aproveitados como elementos que fascinam o cliente e dão um efeito vintage.

Na prática, cria-se uma campanha de comunicação para um novo produto baseada em gráficos e cores do passado da empresa que evoca e valoriza um velho produto e suscita o envolvimento do público.

Exemplos de retrô branding

Tomm Burrel e Mc Donalds

Tom Burrell, notou que o problema da heterogeneidade de target nos Estados Unidos não era levado em consideração.

Assim, foram criadas uma série de mensagens sob medida para comunidades específicas, e Tom Burrell foi um dos pioneiros no campo do micro targeting étnico na publicidade.

Na campanha para McDonalds, Burrell entendeu que o slogan   "Você merece uma pausa hoje" parecia muito “casual” para muitos afro-americanos, por isso, ele revisitou com "Claro que é  bom ter você por perto".

A abordagem de Tom se revelou eficaz em seu intento, ou seja, chegar a falar com a população etnicamente mais diversificada na história dos Estados Unidos.

Cerveja Schaefer

Em 1970, os anunciantes que trabalhavam para a cerveja Schaefer criaram este comercial para comemorar a tradição da empresa de produzir a cerveja mais antiga da América.

O layout foi projetado destacando o ano em que foi introduzida a lager da Schaefer, com uma frase de dez palavras: "1842. Foi um excelente ano para os bebedores de cerveja .

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.