O retrò branding ou vintage branding è uma tendência cada vez mais utilizada pelas grandes marcas para a promoção de diversos produtos.
Nasce da redescoberta do passado por parte das marcas que querem se aproximar através da estratégia de comunicação com o cliente.
Na prática, essa estratégia visa ao efeito nostalgia do cliente, como quando você revê fotos antigas.
Portanto, retomam os produtos do passado e os reapresentam de forma moderna mantendo o estilo old style.
Estratégias de retrò branding
Essa nova forma de comunicação transmite aos clientes uma sensação de autenticidade e de proximidade por parte da marca.
Aposta no efeito nostalgia que suscita uma particular conexão e empatia com os clientes.
O retro branding dá uma nova vida à marca aproveitando-se do passado.
A sua estratégia diz respeito à criação de produtos e serviços integrados já no passado e aproveitados como elementos que fascinam o cliente e dão um efeito vintage.
Na prática, cria-se uma campanha de comunicação para um novo produto baseada em gráficos e cores do passado da empresa que evoca e valoriza um velho produto e suscita o envolvimento do público.
Exemplos de retrô branding
Tomm Burrel e Mc Donalds
Tom Burrell, notou que o problema da heterogeneidade de target nos Estados Unidos não era levado em consideração.
Assim, foram criadas uma série de mensagens sob medida para comunidades específicas, e Tom Burrell foi um dos pioneiros no campo do micro targeting étnico na publicidade.
Na campanha para McDonalds, Burrell entendeu que o slogan "Você merece uma pausa hoje" parecia muito “casual” para muitos afro-americanos, por isso, ele revisitou com "Claro que é bom ter você por perto".
A abordagem de Tom se revelou eficaz em seu intento, ou seja, chegar a falar com a população etnicamente mais diversificada na história dos Estados Unidos.
Cerveja Schaefer
Em 1970, os anunciantes que trabalhavam para a cerveja Schaefer criaram este comercial para comemorar a tradição da empresa de produzir a cerveja mais antiga da América.
O layout foi projetado destacando o ano em que foi introduzida a lager da Schaefer, com uma frase de dez palavras: "1842. Foi um excelente ano para os bebedores de cerveja .
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