Este termo indica, em porcentagem, o retorno em termos monetários que uma empresa ou uma atividade à de ter rentabilidade à partir de diferentes operações econômicas.

Na prática, è um indicador que determina quanto a empresa pode ganhar com uma determinada atividade comercial e/ou promocional.

ROI significa Retorno sobre investimento, ou seja, retorno de investimento e, na economia empresarial, è um dos principais indicadores de performance (os KPI).

O ROI è fundamental para planejar campanhas de comunicação (on e off-line). De fato, è óbvio que a soma investida deve ser igual e preferencialmente inferior àquela ganhada, para ser sustentável.

O ROI no web marketing

No web marketing tudo è calculável, como sabemos, e o ROI pode ser gerado de maneira simples e muito aprofundada.

O empreendedor que investe, saberá perfeitamente como está rendendo o seu investimento.

Em poucas palavras, saberá quanto e como ganhará com a campanha ou com a atividade de web marketing, em relação ao investimento inicial.

Graças às estatísticas que o Google, Facebook e todas as outras plataformas web nos fornecem, na atividade de web marketing sabe-se sempre o quão bem está indo a campanha e quais são os fatores a melhorar.

Terás dados sobre as keywords e sobre as páginas web, por exemplo, e saberás onde agir para aumentar o seu ROI.

Todas as atividades de web marketing são, de fato, monitoráveis e escaláveis (melhoráveis, de vez em quando, otimizando o investimento).

Como se calcula o ROI?

Muito simples: aplica-se o resultado obtido (o lucro líquido) dividido pelo investimento inicial e multiplica-se por 100. Saírá assim uma porcentagem que dará origem ao ROI.

Vamos a um exemplo.

Investimos 1000 euros em uma campanha, vendemos 30 produtos a 40 euros.

Nossa receita será 1200 (30x40) - 1000 euros investidos. Estamos então com 200 euros.

Para calcular o ROI, basta fazer 200 (a receita líquida) dividido por 1.000 (o investimento) e multiplicá-lo por 100 para obter a porcentagem, no nosso exemplo, 20%. Essa é a porcentagem de ROI.

Diferença entre ROI e ROE

Se o ROI é a rentabilidade imediata do investimento, o ROE (sigla para Return of Equity) é a porcentagem dada pelo lucro líquido anual dividido pelo capital próprio da empresa e é outro fator que determina a rentabilidade de uma atividade.

O ROI é, portanto, um fator importante para entender se uma determinada atividade será sustentável ou não pela empresa.

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