O roll out é o termo em inglês que identifica o momento do lançamento de um novo produto ou de um novo software.
O roll out em informática e suas características
Em informática, define-se roll out também como uma importante atualização, por exemplo, de um software (pense nas atualizações de um sistema operacional, famosas as da Apple em PC ou Android em smartphones).
O rolling launch, outro termo que tem o mesmo significado de roll out é também uma fase em que a atualização ou o novo produto são gradualmente distribuídos à clientela.
Quando se fala de roll out, na verdade, pensa-se em um processo que irà aos poucos alcançar todos, mas que não é imediato.
O roll out é frequentemente precedido por várias fases de teste, mesmo em áreas geográficas muito restritas ou em um número selecionado de usuários (os beta testers).
Esses cuidados são fundamentais para testar as novas funcionalidades do produto ou serviço que se deseja oferecer em larga escala.
Fases dessa natureza são essenciais para tentar limitar bugs e erros no produto ou no serviço que se deseja promover.
A implementação no mundo do marketing
Quando se usa essa expressão no âmbito do marketing, fala-se em apresentar um evento particular e expor o novo produto ou o novo serviço durante esse contexto.
Muitas vezes, a implementação na perspectiva de marketing precede o verdadeiro lançamento do produto ou, de qualquer forma, a campanha publicitária associada.
Frequentemente, esses eventos também levam a conferências de imprensa e oportunidades de PR.
A implementação é muito importante para completar a fase de desenvolvimento de um produto sem, no entanto, incorrer em erros grosseiros graças a uma fase de teste mais ou menos rigorosa.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.