O Sell out é uma unidade de medida que se refere às vendas realizadas diretamente pelos dettaglianti ou pelos retailers aos consumidores finais.
É medido em um período de tempo definido e é expresso tanto em valor quanto em volume.
Além disso, as vendas são medidas com base na quantidade de mercadorias vendidas.
Esse tipo de medida é conectado ao sell in e permite avaliar o desempenho de vendas dos intermediários comerciais.
Estrategias de sell out
O sell out é implementado para estimular a demanda por produtos aos consumidores finais e para garantir a cooperação das empresas de distribuição, ou seja, a GDO.
É realizado através das atividades de sales promotion, fazendo um acordo entre produtor e distribuidor.
Esta estratégia é implementada para influenciar o comportamento do consumidor quando ele deve fazer uma escolha de um produto e o momento em que realizar uma compra.
As empresas usam o sell out para alcançar seus objetivos empresariais com base no modelo interessado:
- Trial: favorece a prova do produto junto aos consumidores potenciais;
- Repeat: encoraja a compra de um produto em vez de outro;
- Loyalty: favorece a fidelidade à marca.
Com base no objetivo escolhido, podem ser implementadas as várias estratégias de sell out para garantir a penetração do produto entre os consumidores finais.
Diferença entre sell out e sell in
Como já dissemos, o sell out fornece dados relativos à saída da mercadoria das lojas.
O sell in, por sua vez, são atividades de venda que o produtor de bens ou serviços realiza em direção a um intermediário comercial, ou seja, o atacadista, o distribuidor ou o revendedor.
Quando há uma atividade de sell in, não há uma relação direta entre produtor e consumidor e permite ao revendedor obter uma rápida difusão dos produtos graças à presença dos seus pontos de venda no território.
A medição do sell in pode se expressar em euros ou em volume, ou seja, em quantidade de mercadoria vendida.
Medição do sell in significa avaliar de maneira objetiva a estratégia comercial implementada.
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