O que é sell-out

O Sell out é uma unidade de medida que se refere às vendas realizadas diretamente pelos dettaglianti ou pelos retailers aos consumidores finais.

É medido em um período de tempo definido e é expresso tanto em valor quanto em volume.

Além disso, as vendas são medidas com base na quantidade de mercadorias vendidas.

Esse tipo de medida é conectado ao sell in e permite avaliar o desempenho de vendas dos intermediários comerciais.

Estrategias de sell out

O sell out é implementado para estimular a demanda por produtos aos consumidores finais e para garantir a cooperação das empresas de distribuição, ou seja, a GDO.

É realizado através das atividades de sales promotion, fazendo um acordo entre produtor e distribuidor.

Esta estratégia é implementada para influenciar o comportamento do consumidor quando ele deve fazer uma escolha de um produto e o momento em que realizar uma compra.

As empresas usam o sell out para alcançar seus objetivos empresariais com base no modelo interessado:

  • Trial: favorece a prova do produto junto aos consumidores potenciais;
  • Repeat: encoraja a compra de um produto em vez de outro;
  • Loyalty: favorece a fidelidade à marca.

Com base no objetivo escolhido, podem ser implementadas as várias estratégias de sell out para garantir a penetração do produto entre os consumidores finais.

Diferença entre sell out e sell in

Como já dissemos, o sell out fornece dados relativos à saída da mercadoria das lojas.

O sell in, por sua vez, são atividades de venda que o produtor de bens ou serviços realiza em direção a um intermediário comercial, ou seja, o atacadista, o distribuidor ou o revendedor.

Quando há uma atividade de sell in, não há uma relação direta entre produtor e consumidor e permite ao revendedor obter uma rápida difusão dos produtos graças à presença dos seus pontos de venda no território.

A medição do sell in pode se expressar em euros ou em volume, ou seja, em quantidade de mercadoria vendida.

Medição do sell in significa avaliar de maneira objetiva a estratégia comercial implementada.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.