Os servidores de anúncios são softwares que medem o desempenho da publicidade e se ocupam de:
- Servir a publicidade online: o servidor de anúncios faz chegar um anúncio do servidor até o usuário final, definindo os alvos a serem alcançados e os espaços nos sites a serem utilizados, ou seja, as posições de um anúncio;
- Acompanhar as métricas: se ocupa de acompanhar e contar impressões, cliques e interações geradas após as conversões da publicidade online no site do Anunciante.
Além disso, eles se dividem em:
- Servidores de anúncios para anunciantes: também chamados de buy-side. Essa tipologia diz respeito a quem compra um espaço publicitário diretamente ou através de uma Agência ou Centro de Mídia;
- Servidor de anúncios para editores: chamados sell-side. Esta tipologia diz respeito a quem vende o espaço publicitário que hospeda os anúncios do anunciante, diretamente ou através de uma Concessionária online ou uma Rede de Anúncios que reúne os espaços de mais sites.
Um servidor de anúncios é utilizado por: centros de mídia, editores, agências criativas que realizam banners tradicionais.
O Servidor de Anúncios faz alguns testes e deposita os anúncios aprovados em uma “biblioteca criativa” que será então utilizada pela agência de Mídia.
Diferença entre Análises de Servidor de Anúncios e Análises do Lado do Site
Como já dissemos, os servidores de anúncios medem as performances das publicidades, para isso são necessários sistemas de rastreamento como Google Analytics.
A diferança è que Site Side Analytics può coletar os dados apenas depois que um usuário è acessou o site, portanto, quando reconhece que a visita è gerada por um clique publicitário de uma campanha.
O ad Server, por sua vez, adiciona os dados de clique, Interação e Impressões que são coletados fora do site de destino do anúncio, ou seja, nas colocações que hospedaram os anúncios.
Os tipos de ad server para Anunciantes mais comuns são: Sizmek, Adform, Atlas, Flashtalking e Weborama que servem para visualizar as métricas de eficácia da publicidade e gerenciar os dados dos usuários.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.