Por slogan publicitário entendemos uma frase curta que acompanha o logo ou a marca. Expressa a mensagem que a empresa deseja comunicar ao leitor e é fácil de memorizar.
Geralmente é criado por um copywriter e pode ser dividido em duas tipologias:
- Slogan de longo prazo: refere-se a toda a empresa;
- Slogan de médio-curto prazo: refere-se a um produto ou uma linha.
As funções do slogan
- Especifica a mensagem que a empresa quer enviar aos clientes;
- Torna a mensagem facilmente memorizável;
- Desperta no cliente uma necessidade e oferece a solução para satisfazê-la;
- È muito útil porque reforça a mensagem empresarial.
Como criar um slogan publicitário?
Como já dissemos, para ser eficaz o slogan deve ser curto e fácil de memorizar.
Podem ser seguidos diferentes pontos:
- Escolher o target: o primeiro passo é identificar o target ao qual é destinado o seu slogan e criar a comunicação com base nas suas necessidades;
- Usar o tom certo: a escolha do tom a ser usado no slogan é muito importante e deve ser pensada com base no target escolhido;
- Reunir as informações da empresa: serão essenciais para fortalecer o slogan;
- Usar a música: nada melhor do que a música ajuda a memorizar algo, portanto, se o slogan é acompanhado de sons e músicas pode ajudar e ser facilmente memorizado;
- Criar um desejo no destinatário: conseguir criar por meio do slogan um desejo que impulse o target a comprar aquilo que está sendo vendido com a consciência de que aquele produto satisfaz a necessidade do cliente;
Exemplos de slogans publicitários
"Just do it", significa faça e pronto, è tornou-se viral como slogan em 1988 durante uma reunião com os executivos da Nike para uma campanha publicitária onde Wieden propôs "Just do it" como a versão alterada de "Let's do it", as últimas palavras de um condenado à morte no estado de Utah.
"Think different" significa "pense diferente", criado em 1997 para acompanhar a campanha publicitária dos produtos da Apple, cunhado pela agência publicitária TBWA\Chiat\Day de Los Angeles.
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