O que é o slogan

Por slogan publicitário entendemos uma frase curta que acompanha o logo ou a marca. Expressa a mensagem que a empresa deseja comunicar ao leitor e é fácil de memorizar.

Geralmente é criado por um copywriter e pode ser dividido em duas tipologias:

  • Slogan de longo prazo: refere-se a toda a empresa;
  • Slogan de médio-curto prazo: refere-se a um produto ou uma linha.

As funções do slogan

  • Especifica a mensagem que a empresa quer enviar aos clientes;
  • Torna a mensagem facilmente memorizável;
  • Desperta no cliente uma necessidade e oferece a solução para satisfazê-la;
  • È muito útil porque reforça a mensagem empresarial.

 Como criar um slogan publicitário?

Como já dissemos, para ser eficaz o slogan deve ser curto e fácil de memorizar.

Podem ser seguidos diferentes pontos:

  • Escolher o target: o primeiro passo é identificar o target ao qual é destinado o seu slogan e criar a comunicação com base nas suas necessidades;
  • Usar o tom certo: a escolha do tom a ser usado no slogan é muito importante e deve ser pensada com base no target escolhido;
  • Reunir as informações da empresa: serão essenciais para fortalecer o slogan;
  • Usar a música: nada melhor do que a música ajuda a memorizar algo, portanto, se o slogan é acompanhado de sons e músicas pode ajudar e ser facilmente memorizado;
  • Criar um desejo no destinatário: conseguir criar por meio do slogan um desejo que impulse o target a comprar aquilo que está sendo vendido com a consciência de que aquele produto satisfaz a necessidade do cliente;

Exemplos de slogans publicitários

"Just do it",  significa faça e pronto, è tornou-se viral como slogan em 1988 durante uma reunião com os executivos da Nike para uma campanha publicitária onde Wieden propôs "Just do it" como a versão alterada de "Let's do it", as últimas palavras de um condenado à morte no estado de Utah.

"Think different" significa "pense diferente", criado em 1997 para acompanhar a campanha publicitária dos produtos da Apple, cunhado pela agência publicitária TBWA\Chiat\Day de Los Angeles.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.