O termo storytelling se divide em duas palavras: story e telling e literalmente podemos traduzi-lo como "contar uma história". Na prática, è uma tática de comunicação através da narração de histórias para atrair a atenção de um target específico.
O meio que é usado para comunicar a mensagem è justamente a narração de histórias contadas para estimular e fazer nascer um desejo no leitor de realizar a compra do produto ou serviço vendido, convencendo-o de que serve para satisfazer suas necessidades.
Essa comunicação que usa como veículo o storytelling è muito difundida nas estratégias de marketing porque se mostra muito eficaz e poderosa.
A narrativa de histórias, de fato, tem uma carga emocional que convence mais os leitores e transmite ao target ideias e pontos de vista de maneira direta e envolvente em relação à publicidade clássica escrita.
Quais são os objetivos da narrativa?
Para fazer uma boa comunicação e uma estratégia de marketing eficaz, é preciso estabelecer objetivos a serem alcançados:
- Objetivos comerciais: quando quem narra a história deve se diferenciar dos concorrentes e deve persuadir o espectador;
- Objetivos políticos: quando se encontram novos eleitores de um partido político;
- Objetivos de marketing: quando se captura a atenção do público-alvo, estimula uma necessidade e fideliza o cliente;
- Objetivos publicitários: quando se promove a marca e se aumenta a visibilidade da marca ou da empresa;
- Objetivos de branding pessoal: quando se quer fazer conhecido ao seu público-alvo as suas habilidades profissionais.
Uma vez estabelecidos os seus objetivos e compreendido em qual público-alvo se deseja focar, poderá ser feita uma eficaz estratégia de negócios usando, precisamente, a técnica da narrativa.
Quem usa a narrativa?
A narrativa é útil para qualquer empresa, desde pequenas até grandes corporações, incluindo profissionais liberais. O principal objetivo é fidelizar o cliente que é envolvido pelas histórias que contam a marca ou que promovem seu produto, aproximando-se mais da marca e demonstrando-se muito mais fiel.
Exemplos de narrativa
A abordagem orientada por dados do Spotify
Tomemos como exemplo o Spotify, que conta uma narrativa orientada por dados (contam histórias através dos dados). Todos os dias são coletados miríades de dados utilizados depois para contar histórias da marca ou do produto e para criar conteúdos originais. Coletam-se informações sobre o tipo de música ouvida.
No ano de 2017, o serviço Spotify cruzou os dados coletados pelo sistema para oferecer uma visão dos comportamentos de escuta nas faculdades americanas. No site, encontram-se informações sobre os gêneros preferidos e as playlists escolhidas com mais frequência, focando nas formas de consumo dos consumidores mais frequentes, os jovens.
O cruzamento de dados da IBM
A IBM, por sua vez, oferece uma contribuição na luta contra o melanoma (câncer agressivo).
Ela criou uma inteligência artificial capaz de identificar o melanoma, foi lançada na praia australiana de Bondi e examinou mais de 800 pessoas em uma semana, sinalizando cada risco e aconselhando os pacientes em risco de câncer de pele a realizar testes adicionais.
A narrativa é um método alternativo para enfrentar os problemas da vida cotidiana, pois cria em cada história, novos espaços e ambientações diferentes, tudo relacionado ao que nos cerca.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.