O street marketing é uma técnica de comunicação que leva o produto ou serviço diretamente aos locais públicos, com o objetivo de capturar mais a atenção dos clientes e criar buzz marketing (conversações, comentários e interações que dizem respeito ao produto).
É uma estratégia muito eficaz que se diferencia da publicidade tradicional, pois as pessoas muitas vezes a interpretam como uma experiência emocional e pessoal e não como uma simples publicidade.
Em essência, o street marketing publicita o produto apontando para um target específico que frequenta um local particular e é também uma maneira de fazer conhecer a empresa e a sua marca deixando uma marca indelével na mente dos consumidores.
Quais são as vantagens do street marketing?
Graças ao street marketing, o consumidor sempre se lembrará da sua marca e da sua empresa. Mas como consegue ser tão eficaz?
Uma das principais vantagens dessa comunicação "não convencional" é que pode ser direcionada de forma direta ao público-alvo. Muito importante é conhecer os dados demográficos da área interessada, o que permite aos operadores de marketing estabelecer um momento e um local para um impacto ideal com o consumidor.
Além disso, é uma maneira de se fazer conhecido pelas pessoas criando campanhas de marketing inesperadas, originais e inovadoras, fornecendo a mensagem necessária e não saindo do caminho. Essa técnica é usada em espaços públicos onde as pessoas não esperam ver publicidade, envolvendo pessoas com habilidades de comunicação muito avançadas para promover melhor a sua empresa.
Outra técnica que se mostra eficaz com o marketing de rua é o flashmob, que incentiva os cidadãos a se juntarem para dançar no flashmob "nascido do nada".
Métodos de marketing de rua
As campanhas de marketing de rua podem ser publicitadas através de diferentes ferramentas:
- Grafites: Uma das ferramentas mais atraentes para o público, ao longo dos anos tornaram-se muito famosos pela sua particularidade e seu estilo de design;
- Pontos de ônibus: é o lugar perfeito para distrair os consumidores com a sua campanha de marketing de rua!
- Transporte público: Os percursos de transporte público são um método eficaz para encantar as pessoas com a publicidade da sua marca;
- Faixas de pedestres: Um dos locais mais comuns onde as pessoas atravessam, e então por que não fazer também um pouco de marketing de rua lá?!
Exemplos de street marketing
Nivea e seu flashmod
A Nivea promove seu produto, através de um flashmood, para mostrar aos consumidores como seu creme Q10 fica uma vez aplicado na pele, macio, hidratante e acima de tudo rejuvenescedor.
Flashmob de bolhas ao som de "Fame"
"Traga um par de fones de ouvido, uma camiseta sem marcas visíveis e seu estilo de dança, qualquer que seja! Quanto mais dançamos, mais nos divertimos".
O convite oficial para participar deste flashmob de Roberto Bolle, em ocasião do dia mundial da dança, deu vida a um flashmob ao som de 'Fame', em ocasião do concurso de OnDance, que verá competir os melhores dançarinos de street dance.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.