O que é o street marketing

O street marketing é uma técnica de comunicação que leva o produto ou serviço diretamente aos locais públicos, com o objetivo de capturar mais a atenção dos clientes e criar buzz marketing (conversações, comentários e interações que dizem respeito ao produto).

É uma estratégia muito eficaz que se diferencia da publicidade tradicional, pois as pessoas muitas vezes a interpretam como uma experiência emocional e pessoal e não como uma simples publicidade.

Em essência, o street marketing publicita o produto apontando para um target específico que frequenta um local particular e é também uma maneira de fazer conhecer a empresa e a sua marca deixando uma marca indelével na mente dos consumidores.

Quais são as vantagens do street marketing?

Graças ao street marketing, o consumidor sempre se lembrará da sua marca e da sua empresa. Mas como consegue ser tão eficaz?

Uma das principais vantagens dessa comunicação "não convencional" é que pode ser direcionada de forma direta ao público-alvo. Muito importante é conhecer os dados demográficos da área interessada, o que permite aos operadores de marketing estabelecer um momento e um local para um impacto ideal com o consumidor.

Além disso, é uma maneira de se fazer conhecido pelas pessoas criando campanhas de marketing inesperadas, originais e inovadoras, fornecendo a mensagem necessária e não saindo do caminho. Essa técnica é usada em espaços públicos onde as pessoas não esperam ver publicidade, envolvendo pessoas com habilidades de comunicação muito avançadas para promover melhor a sua empresa. 

Outra técnica que se mostra eficaz com o marketing de rua é o flashmob, que incentiva os cidadãos a se juntarem para dançar no flashmob "nascido do nada".

Métodos de marketing de rua

As campanhas de marketing de rua podem ser publicitadas através de diferentes ferramentas:

  • Grafites: Uma das ferramentas mais atraentes para o público, ao longo dos anos tornaram-se muito famosos pela sua particularidade e seu estilo de design;
  • Pontos de ônibus: é o lugar perfeito para distrair os consumidores com a sua campanha de marketing de rua! 
  • Transporte público: Os percursos de transporte público são um método eficaz para encantar as pessoas com a publicidade da sua marca;
  • Faixas de pedestres: Um dos locais mais comuns onde as pessoas atravessam, e então por que não fazer também um pouco de marketing de rua lá?!

Exemplos de street marketing

Nivea e seu flashmod

A Nivea promove seu produto, através de um flashmood, para mostrar aos consumidores como seu creme Q10 fica uma vez aplicado na pele, macio, hidratante e acima de tudo rejuvenescedor. 

Flashmob de bolhas ao som de "Fame"

"Traga um par de fones de ouvido, uma camiseta sem marcas visíveis e seu estilo de dança, qualquer que seja! Quanto mais dançamos, mais nos divertimos".

O convite oficial para participar deste flashmob de Roberto Bolle, em ocasião do dia mundial da dança, deu vida a um flashmob ao som de 'Fame', em ocasião do concurso de OnDance, que verá competir os melhores dançarinos de street dance. 

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.