O termo "template" pode ser traduzido como "modelo" e é o ponto de partida para criar um documento informático.
Este documento contém as configurações gráficas padrão para o desenvolvimento da gráfica das páginas de um site web. É um arquivo que serve como “modelo” para criar exatamente o que você precisa, na verdade, graças a ele podemos criar todas as páginas do site web mantendo uma base gráfica e mudando apenas os conteúdos.
Quando se abre um template, ele já está formatado de uma maneira particular dependendo do tipo de documento que será criado.
A estrutura de um template é chamada também de layout gráfico e tem o objetivo de paginar, de forma fluida, o conteúdo de uma página web e tornar o site web único graças aos detalhes do template: cores, fontes, design.
Como escolher um template?
As bases para a realização de um bom site web são:
- O tema
- Os vários plugins instalados
Para garantir que o tema escolhido seja compatível com os plugins instalados è importante entender como o template que está sendo visualizado consegue gerenciar as várias zonas ou áreas da página.
A maior parte dos templates utilizados na web têm áreas pré-definidas:
- O menu principal
- As sidebars: são colunas adicionais ao conteúdo da página, que podem ser preenchidas através dos Widgets
- O footer: a parte inferior da página
Os tipos de template
Três são as modalidades de template:
- De coluna única ou de 2 ou 3 colunas: a escolha deste template diz respeito a como se deseja distribuir o conteúdo do site dentro do esquema gráfico;
- Template flash: a escolha deste template depende do projeto gráfico que se deseja utilizar;
- Gratuitos e pagos: temas gratuitos, cuja utilização é vinculada à presença no seu site da assinatura do autor, quais pagos, por sua vez, oferecem performances mais evoluídas.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.