O copy test é uma investigação qualitativa que é realizada antes do lançamento de uma campanha publicitária.
É feito com uma pequena amostra de consumidores para obter reações deles em relação a ideias e propostas criativas que a empresa disponibiliza, para então poder coletar o máximo de informações possível e melhorar aquilo que o cliente rejeita.
O objetivo do copy test é testar a mensagem publicitária para verificar sua capacidade comunicativa, sua compreensão e se foi bem recebida pelo público. Além disso, permite avaliar se a mensagem é adequada para os objetivos estabelecidos do plano de comunicação, assim reduzindo ao mínimo o risco de se deparar com campanhas que são ineficazes ou incoerentes em relação aos objetivos que a empresa estabeleceu.
Como criar um teste de copy?
Para criar um teste de copy è necessário reunir um grupo de consumidores e fazer testes online selecionando objetivos que precisam ser otimizados:
- CTR (percentagem de cliques): mostra a frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele.
- Receita por visita: exibe quanto em média as pessoas faturam.
- Taxa de ação: exibe a percentagem de visitas que resultam em uma ação, como uma inscrição em uma newsletter.
- Taxa de transação: exibe a percentagem de visitas que resultaram em uma compra.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.