O que é o teste de copy

O copy test é uma investigação qualitativa que é realizada antes do lançamento de uma campanha publicitária.

É feito com uma pequena amostra de consumidores para obter reações deles em relação a ideias e propostas criativas que a empresa disponibiliza, para então poder coletar o máximo de informações possível e melhorar aquilo que o cliente rejeita.

O objetivo do copy test é testar a mensagem publicitária para verificar sua capacidade comunicativa, sua compreensão e se foi bem recebida pelo público. Além disso, permite avaliar se a mensagem é adequada para os objetivos estabelecidos do plano de comunicação, assim reduzindo ao mínimo o risco de se deparar com campanhas que são ineficazes ou incoerentes em relação aos objetivos que a empresa estabeleceu.

Como criar um teste de copy?

Para criar um teste de copy è necessário reunir um grupo de consumidores e fazer testes online selecionando objetivos que precisam ser otimizados:

  • CTR (percentagem de cliques): mostra a frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele.
  • Receita por visita: exibe quanto em média as pessoas faturam.
  • Taxa de ação: exibe a percentagem de visitas que resultam em uma ação, como uma inscrição em uma newsletter.
  • Taxa de transação: exibe a percentagem de visitas que resultaram em uma compra.
Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.