O que é o time to market

O time to market é o tempo que um produto leva desde a sua concepção até a comercialização.

Na prática, indica como os novos produtos entram no mercado.

Portanto, é o processo de: ideação, projeto e produção de um novo produto.

O objetivo desse processo é acelerar o lançamento no mercado dos produtos antes dos concorrentes.

Atenção!

Uma excessiva redução do time to market pode encurtar o ciclo de vida do produto e comprometer sua qualidade.à

Como reduzir o time to market

Reduzir o time to market significa acelerar o processo de lançamento de um produto no mercado.

Para reduzir o time to market é importante seguir alguns pontos principais:

  • Utilizar uma gestão colaborativa: è importante ter uma comunicação interna, para incentivar a colaboração e um bom funcionamento da equipe. Com a gestão colaborativa, garante-se que as informações sejam disseminadas de forma mais ampla e eficaz;
  • Otimizar os recursos: é necessário reduzir os custos, limitando também os tempos de espera entre as fases de lançamento do produto;
  • Automatizar e distribuir as atividades: è possível garantir que todas as tarefas sejam compreendidas e atribuídas de forma clara, economizando assim muito tempo;
  • Adaptar-se rapidamente: a empresa deve ser flexível para reagir às mudanças da economia, coletando informações para tirar vantagem disso;
  • Fidelizar o cliente: se reduzir o time-to-market, é provável que o produto fique em primeiro lugar em relação aos concorrentes;
  • Encontrar as plataformas onde estão os clientes: é importante encontrar os pontos de venda adequados ao seu produto e aos seus clientes.

Algumas ferramentas de gestão da informação podem ajudar na pesquisa de mercado e na comparação com os concorrentes.

Vantagens do time to market

Podemos definir também o time to market como uma gestão de preparação do lançamento de um produto.

Pode trazer diferentes vantagens para a empresa, as quais:

  • Um aumento da produtividade;
  • Um aumento da qualidade reduzindo erros e economizando tempo;
  • Uma melhor confiabilidade dos dados;
  • Uma maior reatividade no mercado.

Além disso, quanto mais a empresa consegue traduzir as necessidades dos clientes em produtos, maior será sua vantagem competitiva em relação à concorrência.

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