O time to market é o tempo que um produto leva desde a sua concepção até a comercialização.
Na prática, indica como os novos produtos entram no mercado.
Portanto, é o processo de: ideação, projeto e produção de um novo produto.
O objetivo desse processo é acelerar o lançamento no mercado dos produtos antes dos concorrentes.
Atenção!
Uma excessiva redução do time to market pode encurtar o ciclo de vida do produto e comprometer sua qualidade.à
Como reduzir o time to market
Reduzir o time to market significa acelerar o processo de lançamento de um produto no mercado.
Para reduzir o time to market é importante seguir alguns pontos principais:
- Utilizar uma gestão colaborativa: è importante ter uma comunicação interna, para incentivar a colaboração e um bom funcionamento da equipe. Com a gestão colaborativa, garante-se que as informações sejam disseminadas de forma mais ampla e eficaz;
- Otimizar os recursos: é necessário reduzir os custos, limitando também os tempos de espera entre as fases de lançamento do produto;
- Automatizar e distribuir as atividades: è possível garantir que todas as tarefas sejam compreendidas e atribuídas de forma clara, economizando assim muito tempo;
- Adaptar-se rapidamente: a empresa deve ser flexível para reagir às mudanças da economia, coletando informações para tirar vantagem disso;
- Fidelizar o cliente: se reduzir o time-to-market, é provável que o produto fique em primeiro lugar em relação aos concorrentes;
- Encontrar as plataformas onde estão os clientes: é importante encontrar os pontos de venda adequados ao seu produto e aos seus clientes.
Algumas ferramentas de gestão da informação podem ajudar na pesquisa de mercado e na comparação com os concorrentes.
Vantagens do time to market
Podemos definir também o time to market como uma gestão de preparação do lançamento de um produto.
Pode trazer diferentes vantagens para a empresa, as quais:
- Um aumento da produtividade;
- Um aumento da qualidade reduzindo erros e economizando tempo;
- Uma melhor confiabilidade dos dados;
- Uma maior reatividade no mercado.
Além disso, quanto mais a empresa consegue traduzir as necessidades dos clientes em produtos, maior será sua vantagem competitiva em relação à concorrência.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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