O tom de voz é o “tom de voz” que se utiliza durante a comunicação online e offline. Deve estar alinhado com a imagem da empresa, pois define o caráter, o estilo e a personalidà do seu brand.
Assim como as pessoas, as empresas se reconhecem pela forma como se expressam.
O tom de voz cria uma forma, uma moldura para as mensagens publicadas.
Como definir melhor o seu tom de voz?
Definir o seu “tom de voz” significa dizer coerência à sua marca, à sua imagem. O meu conselho é para não utilizar uma linguagem muito corporativa, pelo contrário, usar um
linguagem simples, de fácil compreensão.Aqui estão algumas palavras-chave para um tom de voz eficaz:
- Honestidade: ser sempre verdadeiro, sem nunca esconder a verdade em expressões muito formais. Atenção, porém, para não cair em formas de linguagem muito coloquial, ou pior, sem respeito por quem escuta.
- Compreensão: a linguagem deve ser compreensível e direcionada a todo tipo de ouvinte. Não utilize palavras estrangeiras desnecessárias, tente antes fazer com que sua mensagem seja entendida da melhor forma, sempre com absoluto respeito por quem escuta.
- Envolvimento: as palavras utilizadas devem envolver o ouvinte e a melhor maneira de fazer isso é se colocar no lugar dele, sempre.
- Clareza: a empresa deve saber sempre a quem é dirigido a mensagem e quais são as necessidades de seus ouvintes.
- Personalidade: utilize sempre palavras que reflitam a imagem da empresa. Tente conversar e não use um tom de superioridade, informe seu ouvinte e só depois convença-o, mas acima de tudo, fale sempre de forma positiva, não denigre.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.