O que é o tom de voz

O tom de voz é o “tom de voz” que se utiliza durante a comunicação online e offline. Deve estar alinhado com a imagem da empresa, pois define o caráter, o estilo e a personalidà do seu brand.

Assim como as pessoas, as empresas se reconhecem pela forma como se expressam.

O tom de voz cria uma forma, uma moldura para as mensagens publicadas.

Como definir melhor o seu tom de voz?

Definir o seu “tom de voz” significa dizer coerência à sua marca, à sua imagem. O meu conselho é para não utilizar uma linguagem muito corporativa, pelo contrário, usar um

linguagem simples, de fácil compreensão.

Aqui estão algumas palavras-chave para um tom de voz eficaz:

  1. Honestidade: ser sempre verdadeiro, sem nunca esconder a verdade em expressões muito formais. Atenção, porém, para não cair em formas de linguagem muito coloquial, ou pior, sem respeito por quem escuta.
  2. Compreensão: a linguagem deve ser compreensível e direcionada a todo tipo de ouvinte. Não utilize palavras estrangeiras desnecessárias, tente antes fazer com que sua mensagem seja entendida da melhor forma, sempre com absoluto respeito por quem escuta.
  3. Envolvimento: as palavras utilizadas devem envolver o ouvinte e a melhor maneira de fazer isso é se colocar no lugar dele, sempre.
  4. Clareza: a empresa deve saber sempre a quem é dirigido a mensagem e quais são as necessidades de seus ouvintes.
  5. Personalidade: utilize sempre palavras que reflitam a imagem da empresa. Tente conversar e não use um tom de superioridade, informe seu ouvinte e só depois convença-o, mas acima de tudo, fale sempre de forma positiva, não denigre.
Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.