O que é a brand equity

A brand equity, ou patrimônio de marca, é o conjunto de conhecimentos e valores que uma marca carrega dentro de si desenvolvidos ao longo do tempo.

De fato, a brand equity abriga em seu interior muitos outros termos de marketing e é, de qualquer forma, ligada à notoriedade geral da marca.

Características da brand equity e a pirâmide de Keller

A brand equity é um conceito fundamental para as estratégias de marketing de uma empresa e para seu sucesso no mercado.

Para medir a brand equity, foi teorizado um modelo denominado pirâmide de Keller, em homenagem ao sobrenome do criador, Kevin Lane Keller, famoso professor de marketing estadunidense que a idealizou.

A pirâmide de Keller é composta por quatro pilares fundamentais:

  • O primeiro pilar da pirâmide de Keller è a identidade da marca (a brand identity) que cria diferenciação em relação aos concorrentes.
  • O segundo pilar da pirâmide de Keller è a comunicação da marca (o chamado brand meaning).
  • O terceiro pilar da pirâmide è a resposta da marca (ou seja, a resposta do usuário à comunicação da marca) e, consequentemente, a brand image e a brand awareness.
  • O quarto pilar è definido como brand relationship e representa a relação entre o consumidor e a marca.

A brand loyalty é o resultado dos vários fatores que analisamos, mas que é, de qualquer forma, inserida dentro da mesma brand equity.

Exemplos de aplicação da brand equity

Um exemplo importante de brand equity completa e consolidada é o da Starbucks. A famosa multinacional americana, por sua base, distribui café, mas tem uma brand equity tão consolidada que traz consigo valores sociais e de marketing green, realmente importantes!

Não por acaso, de 2018 a 2019 Starbucks aumentou seu valor de mercado da marca de 9,52 bilhões para 11,8 bilhões!

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.