O marketing digital nada mais é do que o marketing aplicado à web. Em outras palavras, significa fazer publicidade e ganhar na web.
Os vários tipos de marketing digital
Vamos ver exatamente como se divide o marketing digital.
- SEO (Otimização para Motores de Busca): è o processo de ganhar tráfego e visibilidade nos motores de busca de forma gratuita através das keywords (palavras-chave).
- SEM (Marketing em Motores de Busca): tem o mesmo princípio do SEO, com a diferença que o tráfego e a visibilidade são pagos. A plataforma mais utilizada para fazer publicidade nos motores de busca è Google ADS.
- DEM (Marketing Direto por Email): è um conjunto de estratégias voltadas à promoção de um produto ou serviço via email.
- MKT DE CONTEÚDO: consiste na criação de conteúdos relevantes e de qualidade para os usuários. Devem ser atraentes e convincentes.
- MKT DE REFERÊNCIA: é uma estratégia de web marketing que utiliza o boca a boca, baseada na promoção da marca ou do produto através dos clientes atuais.
- MKT DE AFILIAÇÃO: consiste em um acordo comercial entre duas partes, onde a primeira ganha uma comissão vendendo os produtos ou serviços da segunda.
- MKT INBOUND: consiste em ser encontrado pelos potenciais clientes e atraí-los para o seu produto ou serviço. Ao contrário do MKT OUTBOUND, serão os clientes a te encontrar. Um exemplo é a publicidade no Google.
- ANÁLISE WEB: é um sistema de coleta de dados que, através de múltiplas ferramentas, te ajuda a perfilar da maneira mais precisa possível os usuários que visitam um site web. Essas informações te servirão para entender como os usuários se comportam no seu site web e eventualmente fazer melhorias.
Diferanças entre marketing digital e marketing tradicional
Existem 3 diferenças substanciais entre o marketing digital e o marketing tradicional:
- O marketing digital custa menos. Fazer promoção offline (rádio, TV, etc.) é muito mais caro.
- Graças ao marketing digital, você poderá mostrar em um tempo muito curto seu produto ou serviço para as pessoas realmente interessadas. Você não precisará atirar na multidão e esperar que alguém responda: “Presente!”.
- O marketing online permite que você monitore o desempenho de suas estratégias e, portanto, entenda se está realmente ganhando.
O marketing digital certo para você
Infelizmente, não existe uma estratégia comum que sirva para todas as empresas. Cada atividade requer sua própria estratégia, levando em conta diferentes fatores, como por exemplo o objetivo que se deseja alcançar.
No entanto, se você quiser ter uma ideia, escrevemos alguns artigos sobre as estratégias aplicadas em diferentes atividades: Pizzarias, Pubs, Confeitarias, Centros de estética, Centros de Congressos, Hotéis, Agroturismos, Camping e Glamping.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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