O que é o webinar

Para webinar, entende-se eventos online gratuitos acompanhados ao vivo, onde basta se inscrever preenchendo um breve formulário de contato ou simplesmente receber um convite direto da empresa que organiza este evento.

Na prática é uma reunião ou uma apresentação online em tempo real, que dá a possibilidade aos clientes de se conectarem de qualquer parte do mundo. Graças a essa sua característica, resulta ser uma ferramenta eficaz de marketing e um canal de comunicação essencial no momento em que as conferências físicas, seminários e feiras não podem ser organizadas.

As características do webinar

As características principais dos webinars são múltiplas, e podemos dividi-las com:

  • A interatividade: a capacidade de discutir, enviar e receber informações em tempo real, graças também à opção "compartilhar tela";
  • A gravação das intervenções: para poder revê-las em um segundo momento;
  • A criação de lousas virtuais: onde se pode explicar conceitos e fazer anotações;
  • A contenção de custos: não é necessário investir um orçamento e alugar locais;
  • O esforço mínimo de organização: não é mais necessário perder tempo escolhendo o catering e organizando deslocamentos.

Graças a essas características, consegue-se reunir mais pessoas em comparação a um evento físico. Portanto, junto com um menor esforço organizacional, adicionamos também mais convidados para participar, levando a uma maior interação.

Como funciona um webinar?

A funcionalidade de um webinar é muito simples, geralmente pouco antes do início do evento, recebe-se um e-mail que contém um link que permite conectar-se e acessar a plataforma escolhida para as apresentações.

O apresentador expõe sua apresentação, com a opção de compartilhamento de tela, para ser mais claro e rápido. 

Para quem se inscreveu, a participação quase sempre é gratuita, exceto em casos em que os webinars são reuniões privadas e requerem uma taxa de admissão.

Uma vez iniciado o webinar, é possível intervir com perguntas diretas sem, no entanto, interromper o palestrante e anotar suas dúvidas no chat.

Um webinar pode durar de uma a duas horas, não mais, e pode ser realizado em diferentes plataformas. 

Por que usar um webinar?

O webinar oferece formação sobre temas específicos, e as necessidades de comunicação que são geridas por um webinar são:

  • Educação a distância
  • Palestras formativas
  • Coletivas de imprensa
  • Conferências
  • Apresentações de novos produtos
  • Apresentação de resultados de pesquisas de mercado
  • Análise do setor
  • Workshops

Importante! Uma vez selecionado o tema e a plataforma, é necessário preparar uma “roteiro” e não se deve fazer com que o primeiro evento online dure mais de uma hora para não fazer seu público perder a concentração.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.