Para webinar, entende-se eventos online gratuitos acompanhados ao vivo, onde basta se inscrever preenchendo um breve formulário de contato ou simplesmente receber um convite direto da empresa que organiza este evento.
Na prática é uma reunião ou uma apresentação online em tempo real, que dá a possibilidade aos clientes de se conectarem de qualquer parte do mundo. Graças a essa sua característica, resulta ser uma ferramenta eficaz de marketing e um canal de comunicação essencial no momento em que as conferências físicas, seminários e feiras não podem ser organizadas.
As características do webinar
As características principais dos webinars são múltiplas, e podemos dividi-las com:
- A interatividade: a capacidade de discutir, enviar e receber informações em tempo real, graças também à opção "compartilhar tela";
- A gravação das intervenções: para poder revê-las em um segundo momento;
- A criação de lousas virtuais: onde se pode explicar conceitos e fazer anotações;
- A contenção de custos: não é necessário investir um orçamento e alugar locais;
- O esforço mínimo de organização: não é mais necessário perder tempo escolhendo o catering e organizando deslocamentos.
Graças a essas características, consegue-se reunir mais pessoas em comparação a um evento físico. Portanto, junto com um menor esforço organizacional, adicionamos também mais convidados para participar, levando a uma maior interação.
Como funciona um webinar?
A funcionalidade de um webinar é muito simples, geralmente pouco antes do início do evento, recebe-se um e-mail que contém um link que permite conectar-se e acessar a plataforma escolhida para as apresentações.
O apresentador expõe sua apresentação, com a opção de compartilhamento de tela, para ser mais claro e rápido.
Para quem se inscreveu, a participação quase sempre é gratuita, exceto em casos em que os webinars são reuniões privadas e requerem uma taxa de admissão.
Uma vez iniciado o webinar, é possível intervir com perguntas diretas sem, no entanto, interromper o palestrante e anotar suas dúvidas no chat.
Um webinar pode durar de uma a duas horas, não mais, e pode ser realizado em diferentes plataformas.
Por que usar um webinar?
O webinar oferece formação sobre temas específicos, e as necessidades de comunicação que são geridas por um webinar são:
- Educação a distância
- Palestras formativas
- Coletivas de imprensa
- Conferências
- Apresentações de novos produtos
- Apresentação de resultados de pesquisas de mercado
- Análise do setor
- Workshops
Importante! Uma vez selecionado o tema e a plataforma, é necessário preparar uma “roteiro” e não se deve fazer com que o primeiro evento online dure mais de uma hora para não fazer seu público perder a concentração.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.