O Wom é o acrônimo de Word of mouth e consiste em uma nuance do clássico boca a boca que se refere tanto a clientes e consumidores que espontaneamente recomendam os produtos e serviços de uma empresa a outros potenciais clientes, quanto a verdadeiras estratégias de Wom.

Pertence à categoria de buzz marketing, ou seja, o conjunto de atividades de promoção que permitem fazer falar sobre o produto/serviço e aumentar as conversas.

A principal diferença entre o simples boca a boca e um verdadeiro marketing do  boca-a-boca (ou WOMM) está, em vez disso, no buzz espontâneo no primeiro caso e no buzz ao contrário heterodirigido, ou seja, incentivado pela empresa ou pelo marca em questão, no segundo.

Modelos de Wom

Existem três modelos de Wom aplicados ao marketing que permitem o boca-a-boca:

  • Modelo de influência orgânica entre consumidores: trata-se de um boca-a-boca entre os consumidores de forma muito espontânea e não planejada pela empresa. É o típico boca-a-boca das recomendações de amigos e conhecidos que já experimentaram um produto ou serviço e, mesmo de maneira passiva, conseguem publicizá-lo com simples avaliações para os outros;
  • Modelo de influência do marketing linear: trata-se de consumidores influentes, os clássicos influenciadores que são capazes de influenciar de maneira relevante as opiniões e atitudes dos outros. A sua opinião é considerada com mais frequência por outros usuários ou consumidores;
  • Modelo de coprodução em rede: prevê um envolvimento da empresa de forma direta na construção e direcionamento do boca a boca. Pode ocorrer de várias maneiras: selecionando os consumidores mais influentes entre os outros e enviando-lhes amostras gratuitas para que possam experimentá-las e depois descrever suas funcionalidades e vantagens para outros usuários.

As estratégias e modelos de wom marketing fazem parte de uma abordagem de marketing colaborativo onde seus clientes finais conseguem fazer publicidade à empresa com uma simples avaliação, um simples conselho.

Estratégias de WOM

Existem várias técnicas e estratégias para incentivar o boca a boca.

Quais são aquelas que devemos seguir atentamente?

Vamos vê-las juntas:

8 são aquelas dignas de nota e capazes de trazer resultados concretos.

  • Incentive o User-Generated Content: ou seja, o conjunto de conteúdos web criados pelos próprios clientes sobre a marca e seus produtos. Aumenta a confiança e oferece aos profissionais de marketing material útil com o qual trabalhar;
  • Compartilhe as avaliações e os depoimentos de outros usuários: tranquilizam o cliente em relação à estética, materiais, qualidade e desempenho do produto;
  • Publique a classificação dos seus artigos nas redes sociais: para avaliação dos seus produtos;
  • Ofereça incentivos;
  • Ofereça descontos e pequenos brindes: em troca de avaliações;
  • Entre em contato com influenciadores;
  • Ofereça uma experiência única e compartilhável: se você der aos seus clientes algo inencontrável, eles certamente quererão compartilhar sua experiência com amigos e familiares.

No interior da sua estratégia de marketing, uma das primeiras vantagens é que o produto pode ser visível a custo zero, as pessoas que falam, espontaneamente sobre sua experiência, na verdade só aumentam o alcance e a exposição às mensagens de marca.

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