O que é o registrar

Frequentemente é difícil entender de quem é um domínio.

O registrar é um intermediário entre o cliente final e o serviço web.

Na prática, a empresa encarregada registra em nome do cliente o domínio em um hosting.

Diferenças entre registry, registrar e registrante

As diferenças entre esses três atores é rapidamente dita:

  • O registry: é o administrador e gestor das operações de compra e modificação dos domínios. Gerencia as extensões do domínio (.it, .com etc.) e detém o poder de credenciamento de uso do próprio domínio. Na Itália, o registry é representado pelo CNR de Pisa (Conselho Nacional de Pesquisa) na divisão NIC (Instituto de Informática e Tecnologia);
  • O registrar é o intermediário que comunica com o registry e dá a possibilidade ao registrante (veremos em breve) de configurar seu próprio domínio na web. O registrar trabalha em nome do registrante e é acreditado com o ICANN (entidade internacional que supervisiona a compra de domínios). São exemplos de registradores Aruba, SiteGround e todas aquelas empresas privadas que gerenciam a compra e venda de domínios em nome do registrante, interagindo com o registry. Muitas vezes, o registrador também oferece outros serviços relacionados ao domínio, como eventuais caixas de e-mail associadas, gerenciamento de DNS, hospedagem e outros serviços úteis para o desenvolvimento de sites web.

O registrador, para realizar esse tipo de trabalho, deverá pagar uma taxa de seguro ao registry todo ano para proteger os direitos do registrante.

Por fim, o registrante.

  • Registrante: falamos sobre isso há pouco. Basicamente, fala-se em registrante  indicando o cliente final que encarrega o registrador através do registry de comprar, gerenciar ou modificar um domínio na web.

o registrante é o proprietário do domínio e como veremos, sua anáfora aparecerá nos dados a ele relacionados; além disso, serão atribuídos a ele os valores anuais de renovação do domínio.

Como entender quem é o registrar de um domínio

Vimos como, no momento em que, por várias razões, se deseja entender qual é o registrar do site, são feitas verificações, por exemplo, com whois será fácil rastrear o próprio registrar.

Nestes ferramentas é apresentada na parte inferior uma seção dedicada que, como sabemos, pode coincidir ou não com os dados técnicos (se o site e a hospedagem estão alocados na mesma empresa).

Na parte dedicada ao registrar estarão presentes os dados empresariais de quem fez o filtro para a compra do domínio (o registrar propriamente dito), enquanto logo acima (se não cobertos por privacidade) estarão os dados do registrante, definidos também como Admin Contact.

É importante ter claros os atores envolvidos na compra de um domínio para poder rastrear o histórico daquele url.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.