Você está procurando qualquer informação na web. Um site chama sua atenção, é uma das primeiras posições da página e você clica.

Aquele site fez uma boa otimização, ou seja, adotou boas estratégias de SEO.

Diferença entre SEO, SEM e SEA

Por SEO entende-se aquele conjunto de técnicas que permite a otimização das páginas do seu site nos motores de busca.

Tecnologicamente, SEO é o acrônimo de search engine optimization, ou seja, uma correta otimização nos motores de busca e, em particular, no Google (o motor de busca por excelência).

SEO é uma forma particular de marketing digital que se insere em uma estratégia de marketing mais ampla: a SEM.

A diferença entre esses três acrônimos é notável.

Se SEO é uma estratégia para dar relevância e valor ao seu site web, SEM, como mencionado, é a forma de marketing que a engloba. O search engine marketing abrange, na verdade, tanto SEO quanto SEA.

Recapitulando:

O SEO é a atividade que aumenta o valor de um site aos olhos do Google de maneira completamente orgânica, ou seja, sem investimento econômico por parte do proprietário.

A SEA, por outro lado, é a publicidade em motores de busca e fazem parte todas aquelas campanhas pagas que dão valor e destaque ao site graças a investimentos econômicos.

A ferramenta mais utilizada pela SEA é o Google ADS (a rede de anúncios do Google).

Portanto, a SEM abrange tanto o SEO quanto a SEA.

O SEO é o resultado orgânico da SERP (sim, um novo termo estranho), enquanto na SEA são inseridas as campanhas Google ADS, ou seja, os patrocinados pagos.

Os resultados que aparecem primeiro na SERP (falaremos sobre isso em breve) marcados com a escrita preta anúncio", são aqueles pagos, enquanto os outros são os orgânicos (determinado portanto pelo SEO).

Deixemos agora a SEA e Google ADS, não é o assunto que abordaremos hoje, e aprofundemos o conceito de SEO.

Estratégias e tipologias de SEO

O objetivo do SEO è fazer com que as páginas do seu site apareçam em consultas (pesquisas) específicas no Google e nos outros motores de busca (exemplo na consulta "como ter sucesso on-line" aparece seu post dedicado logo após os anúncios).

A SERP, acrônimo de search engine result page, è o resultado que o Google retorna para uma determinada consulta de pesquisa.

Existem fatores diferentes que influenciam os resultados orgânicos nos motores de busca.

Fatores SEO on-page

Quando o robô do Google, chamado spider ou crawler, analisa as páginas do seu site, espera determinados elementos organizados de maneiras precisas. 

Para favorecer a "leitura" por parte deste software de análise do Google, existem algumas precauções e estratégias para otimizar sua página web.

Os fatores SEO on-page são aquelas características internas das suas páginas que favorecem a otimização nos motores de busca.

  • Fazer um estudo das palavras-chave e inseri-las de forma estratégica na página
  • Criar uma estrutura da página que seja lógica e enxuta
  • Uso sábio de tags html
  • Uso de um domínio com determinadas características
  • Redação orientada para SEO (SEO copywriting, falaremos sobre isso em breve)
  • Criar um site rápido e responsivo
  • Otimizar as imagens para nome, atributo, alt e tamanhos

Todos esses elementos estratégicos permitem que seu site ranqueie (ou seja, se aproxime da primeira posição da página do Google em uma determinada consulta).

Em relação à lista que fizemos, é bom ressaltar as características que favorecem a otimização do seu site em relação ao domínio.

Para começar com uma boa base e aproveitar ao máximo todas as técnicas de SEO, é norma ter um domínio histórico (que não mudou de proprietário).

A idade do domínio também favorece a otimização nos motores de busca (embora em pequena parte na realidade) enquanto é importante a velocidade e a confiabilidade da hospedagem.

Por último, mas não menos importante, a raiz do domínio: NÃO a subdomínios como www.meusite.blog.it, eles não são bem vistos pelo Google!

Outro fator muito importante do lado do SEO é a geração de links e as URLs do site.

Ter muitos links internos que remetem a outras páginas do site é uma ótima técnica de SEO e as URLs das páginas devem ser coerentes com o conteúdo da página (por exemplo www.meusite.it/como-ter-sucesso-on-line) e não ter URLs sujas com números e letras aleatórias.

Outro aspecto importante para uma correta otimização do lado SEO da sua página, é como é realizada a nível de código.

Aqui entra em jogo o SEO copywriting.

SEO copywriting: a ferramenta on-page por excelência

Por SEO copywriting entende-se a escrita das páginas e dos artigos orientada para SEO.

Todos os nossos artigos, por exemplo, são estudados para favorecer o SEO do site.

Vamos agora analisar como fazer SEO copywriting.

Antes de mais nada, è importante sempre fazer um estudo de palavras-chave estratégico que permita a sua inserção, sem exagerar, no artigo.

As tags html são estudadas nos mínimos detalhes.

Os títulos dos artigos são elaborados para facilitar a leitura e a interpretação por parte do spider do Google da página (os h1).

Os outros subtítulos (h2, h3, h4, h5 ou h6) são focos que aprofundam o tópico (o que é SEO para dar um exemplo muito pertinente!) 

As palavras-chave devem estar conectadas a outras que apresentam sinônimos do mesmo termo e frases relacionadas em nível semântico.

Fatores de SEO off-page

Analisamos amplamente os fatores de SEO on-page, mas devemos, sem dúvida, mencionar os fatores de SEO off-page, ou seja, aqueles fatores externos ao site que favorecem a otimização nos motores de busca.

Falamos sobre a relevância da sua empresa nas redes sociais, mas nos fatores off-page encontramos, principalmente, a link building.

As técnicas que listamos são as chamadas white hat SEO (literalmente as técnicas do chapéu branco), ou seja, aquelas corretas e limpas.

No entanto, existem outras técnicas, que eram abusadas nos anos anteriores, que agora preveem uma penalização por parte do Google.

Técnicas de SEO black hat.

São técnicas de SEO black hat (técnicas do chapéu preto) o keywords stuffing (a repetição obsessiva e excessiva da palavra-chave sem usar sinônimos), a prática de esconder texto e links nas páginas da web, cloaking (técnica informática pela qual, através de scripts, se faz ver ao Google uma página diferente do conteúdo real) e a compra de links ou uma link building de baixa qualidade.

Atualizações do algoritmo do Google e importância do conteúdo

O Google modifica frequentemente seu algoritmo. Essas atualizações, que quase sempre levam nomes de animais ou têm títulos pomposos, contêm uma única grande reflexão.

O Google é, agora, uma máquina pensante que raciocina de forma humana.

A regra básica è: o conteúdo de qualidade sempre vence! 

Para o Google é fundamental dar respostas às consultas de pesquisa dos usuários e, portanto, se a sua página estiver corretamente otimizada e tiver um conteúdo mais útil do que os outros e mais rico em informações, então você estará em primeiro lugar nessa consulta de pesquisa!

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