Um advertorial é uma forma publicitária que nasce da união de advertising e editorial onde a mensagem publicitária é difundida com conteúdos editoriais.
A publicidade advertorial é um método eficaz que captura a atenção dos visitantes e permite fornecer mais informações em comparação a um anúncio tradicional.
Na prática, o visitante percebe a mensagem como parte de notícias ou comentários editoriais.
Por que os anunciantes utilizam um advertorial?
Os anunciantes, utilizando um Advertorial, fazem com que o usuário, ao ler o anúncio, não o perceba como publicidade, mas como um artigo informativo.
Através dessa estratégia, são obtidos diversos benefícios, ou seja:
- Aumenta a credibilidade da oferta jornalística;
- Emerge o valor agregado do conteúdo para o leitor;
- O leitor não percebe a mensagem publicitária como tal: portanto, ele a lê como uma informação;
- Existem blocos temáticos precisos para esta publicidade.
Nas publicidades advertorial, assim como na tradicional, estão presentes textos, imagens, vídeos e outros conteúdos multimídia.
Estratégias de advertorial
Se usados da maneira correta seguindo precisamente as diretrizes, os Advertorials são um elemento importante para o mix de marketing que permite às empresas alcançar seu target ideal.
A estrutura de um advertorial deve ter as seguintes características:
- Envolvimento do target e relevância temática: escolher quais temas abordar é muito importante para o site ou blog onde foi comprado um advertorial e atingir o seu target escolhido;
- Conteúdos com valor agregado: ou seja, escrever para o usuário. Um advertorial não deve parecer um artigo publicitário, mas deve oferecer informações com valor agregado em que o tema principal é apresentar e elogiar o produto. É necessário encontrar fatos interessantes relacionados à empresa e ao produto, que se adaptem aos conteúdos da imprensa e dos documentos oficiais;
- Conteúdo de alta qualidade: Os textos de um advertorial devem ser sem erros, bem estruturados e otimizados para a web. Os conceitos mais importantes devem ser destacados em negrito para que o leitor compreenda o que realmente importa;
- Imagens e conteúdos multimídia: nos Advertorials é importante o uso de imagens e conteúdos multimídia: vídeos, apresentações ou animações. As imagens devem ser nítidas e limpas para tornar o texto mais leve;
- Relato: na publicidade à è muito importante sinalizar o advertorial, assim para fazer notar ao usuário uma separação clara entre conteúdo editorial e pago, portanto deve ser bem visível a indicação “Anúncio” ou “Patrocinado”.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.