O que é um advertorial

Um advertorial é uma forma publicitária que nasce da união de advertising e editorial onde a mensagem publicitária é difundida com conteúdos editoriais.

A publicidade advertorial é um método eficaz que captura a atenção dos visitantes e permite fornecer mais informações em comparação a um anúncio tradicional.

Na prática, o visitante percebe a mensagem como parte de notícias ou comentários editoriais.

Por que os anunciantes utilizam um advertorial?

Os anunciantes, utilizando um Advertorial, fazem com que o usuário, ao ler o anúncio, não o perceba como publicidade, mas como um artigo informativo.

Através dessa estratégia, são obtidos diversos benefícios, ou seja:

  • Aumenta a credibilidade da oferta jornalística;
  • Emerge o valor agregado do conteúdo para o leitor;
  • O leitor não percebe a mensagem publicitária como tal: portanto, ele a lê como uma informação;
  • Existem blocos temáticos precisos para esta publicidade.

Nas publicidades advertorial, assim como na tradicional, estão presentes textos, imagens, vídeos e outros conteúdos multimídia.

Estratégias de advertorial

Se usados da maneira correta seguindo precisamente as diretrizes, os Advertorials são um elemento importante para o mix de marketing que permite às empresas alcançar seu target ideal.

A estrutura de um advertorial deve ter as seguintes características:

  • Envolvimento do target e relevância temática: escolher quais temas abordar é muito importante para o site ou blog onde foi comprado um advertorial e atingir o seu target escolhido;
  • Conteúdos com valor agregado: ou seja, escrever para o usuário. Um advertorial não deve parecer um artigo publicitário, mas deve oferecer informações com valor agregado em que o tema principal é apresentar e elogiar o produto. É necessário encontrar fatos interessantes relacionados à empresa e ao produto, que se adaptem aos conteúdos da imprensa e dos documentos oficiais;
  • Conteúdo de alta qualidade: Os textos de um advertorial devem ser sem erros, bem estruturados e otimizados para a web. Os conceitos mais importantes devem ser destacados em negrito para que o leitor compreenda o que realmente importa;
  • Imagens e conteúdos multimídia: nos Advertorials é importante o uso de imagens e conteúdos multimídia: vídeos, apresentações ou animações. As imagens devem ser nítidas e limpas para tornar o texto mais leve;
  • Relato: na publicidade à è muito importante sinalizar o advertorial, assim para fazer notar ao usuário uma separação clara entre conteúdo editorial e pago, portanto deve ser bem visível a indicação “Anúncio” ou “Patrocinado”.
Realizar um advertorial significa, portanto, promover uma oferta e construir um conteúdo ad hoc em relação a um produto/serviço.
Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.