Um concorrente é um indivíduo, uma empresa ou uma organização concorrente que opera no mesmo mercado, vende ao mesmo público produtos/serviços semelhantes ou alternativos.
Existem dois tipos de concorrentes:
- Concorrentes diretos: ou seja, os concorrentes que vendem produtos e oferecem serviços semelhantes à concorrência (exemplo duas marcas de cerveja, ou de refrigerante de laranja).
- Concorrentes indiretos: quando você perde participação de mercado porque são exatamente os clientes que preferem a concorrência.
Como fazer a análise dos concorrentes?
Podemos fazer a análise dos concorrentes em diferentes etapas:
Etapa 1: Identificar os concorrentes, ou seja, conseguir entender com quem estamos competindo e os produtos disponíveis no mercado;
Passo.2: Analisar a concorrência, realizar uma investigação para coletar todos os dados possíveis do concorrente e compará-los com a nossa empresa;
Passo.3: Elaborar as informações, criar tabelas resumidas para entender quais dados devem ser comparados;
Passo.4: Escolher uma estratégia competitiva que seja adequada para a sua atividade, ou seja, fazer entender ao seu público-alvo que a sua empresa tem algo a mais em relação às outras.
As principais estratégias competitivas a considerar são:
- Liderança de custo: o objetivo é obter custos reduzidos em relação aos concorrentes, otimizando a capacidade produtiva.
- Diferenciação: tentar oferecer um produto ou serviço que se destaque dos das outras empresas.
- Valor da oferta: oferecer um valor do produto ou serviço mais elevado em relação ao dos concorrentes.
Fazer a análise dos concorrentes é muito importante para criar uma estratégia de marketing eficaz, porque por mais que seu produto seja inovador sempre haverá concorrência que poderá roubar seu trabalho sob o nariz!
Análise dos concorrentes:
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.