O que é um concorrente

Um concorrente é um indivíduo, uma empresa ou uma organização concorrente que opera no mesmo mercado, vende ao mesmo público produtos/serviços semelhantes ou alternativos.

Existem dois tipos de concorrentes:

  • Concorrentes diretos: ou seja, os concorrentes que vendem produtos e oferecem serviços semelhantes à concorrência (exemplo duas marcas de cerveja, ou de refrigerante de laranja).
  • Concorrentes indiretos: quando você perde participação de mercado porque são exatamente os clientes que preferem a concorrência.

Como fazer a análise dos concorrentes?

Podemos fazer a análise dos concorrentes em diferentes etapas:

Etapa 1: Identificar os concorrentes, ou seja, conseguir entender com quem estamos competindo e os produtos disponíveis no mercado;

Passo.2: Analisar a concorrência, realizar uma investigação para coletar todos os dados possíveis do concorrente e compará-los com a nossa empresa;

Passo.3: Elaborar as informações, criar tabelas resumidas para entender quais dados devem ser comparados;

Passo.4: Escolher uma estratégia competitiva que seja adequada para a sua atividade, ou seja, fazer entender ao seu público-alvo que a sua empresa tem algo a mais em relação às outras.

As principais estratégias competitivas a considerar são:

  • Liderança de custo: o objetivo é obter custos reduzidos em relação aos concorrentes, otimizando a capacidade produtiva.
  • Diferenciação: tentar oferecer um produto ou serviço que se destaque dos das outras empresas.
  • Valor da oferta: oferecer um valor do produto ou serviço mais elevado em relação ao dos concorrentes.

Fazer a análise dos concorrentes é muito importante para criar uma estratégia de marketing eficaz, porque por mais que seu produto seja inovador sempre haverá concorrência que poderá roubar seu trabalho sob o nariz!

Análise dos concorrentes:

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.