O hosting é um espaço útil para conter páginas web que é conectado a um servidor.
O servidor não é nada mais do que um componente, virtual ou físico, que abriga os dados úteis para a visualização das páginas web em um hosting.
A mesma palavra hosting significa exatamente "Hospedar", referindo-se, portanto, aos conteúdos dos sites e das caixas de e-mail.
Diferença entre pacote de hosting e provedor de hosting
O provedor de hosting é, de fato, aquela empresa capaz de fornecer mediante pagamento pacotes de hosting que dão a possibilidade à os usuários de alocar seus conteúdos na web.
Há alguns anos, Aruba, mas também outros provedores inserem em suas ofertas pacotes de hosting dedicados aos mais importantes CMS.
Estão disponíveis, por exemplo, frequentemente em desconto, hosting com a pré-instalação do CMS diretamente no espaço de hosting.
No pacote geralmente, estão previstos o nome de domínio e algumas funções como a presença de contas de email, database MySQL para os sites que o requerem e outras funções como o backup semanal e/ou diário.
Existem tipos de hosting diferentes, uma das duas grandes distinções é entre hosting Linux (adequado para a alocação de sites desenvolvidos com tecnologias avançadas e CMS) ou hosting Windows muito em voga nos anos 90 e 2000.
Outros tipos de hosting
Existem outros tipos de hosting úteis para alguns casos particulares:
- Hosting compartilhado: este tipo de hosting permite alocar vários clientes no mesmo servidor. É a forma clássica de hosting econômico, mas útil para pequenas realidades;
- VPS: o virtual private server é uma forma particular de hosting útil para simular ambientes através do ypervisor (o sistema que executa as máquinas virtuais), perfeito para projetos de médio a grande porte;
- Servidor dedicado: essa alocação específica contorna os limites de banda e dá a possibilidade de máximo potencial ao usuário e às empresas que o utilizam. Obviamente, são mais dispendiosos a nível econômico;
- Servidor em nuvem: uma das formas de hospedagem mais inovadoras. Permite alocar conteúdos na web sem utilizar verdadeiros servidores físicos. São, no entanto, caros e desbloqueiam recursos de maneira flexível graças a um sistema escalável. A grande vantagem está no fato de que se gasta apenas o que realmente se utiliza.
A escolha da hospedagem certa é um fator importante para determinar o sucesso de um projeto web.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.