O que é um influenciador

O influenciador é uma pessoa que, de fato, influencia a opinião pública.

Representa um alvo importante para direcionar mensagens publicitárias, a fim de acelerar sua aceitação por um público mais amplo e é capaz de influenciar de maneira relevante as opiniões e os comportamentos dos outros.

Possuindo também um grau elevado de conhecimento sobre alguns produtos, tanto que suas opiniões chegam a influenciar as de outros consumidores orientando suas escolhas.

Com o surgimento da internet, a figura do influenciador começou a crescer, criando assim os pressupostos para disseminar mensagens através do boca a boca.

Classificam-se em:

  • micro-influenciador (até 25.000 seguidores);
  • macro-influenciador (até 100.000);
  • mega-influenciador (até 500.000);
  • celebridade (mais de 500.000). 

A estratégia ligada ao marketing de influenciadores se divide em quatro atividades principais:

  • Identificação dos influenciadores e sua classificação em ordem de importância.
  • Ações de marketing voltadas para os influenciadores para aumentar o conhecimento da empresa na comunidade dos influenciadores.
  • Ações de marketing através dos influenciadores para aumentar o conhecimento do mercado por parte da empresa.
  • O marketing com os influenciadores tornando os influenciadores embaixadores da empresa.

Mas por que uma empresa deveria apostar no marketing de influenciadores?

Comecemos dizendo que um influenciador tem a mesma função de um testimonial e alcança objetivos muito importantes:

  • Confiança: Derruba a barreira da confiança de seus seguidores, facilitando assim a relação entre a empresa e os clientes;
  • Mídia: Amplifica o alcance das mídias sociais direcionando a mensagem diretamente para seus fãs e nos permite alcançar uma porção de público já perfilada e interessada no produto;
  • A empresa terá uma imagem autêntica, sua comunicação não será centrada apenas no produto, mas também em valores e mensagens a serem difundidas através do marketing de influenciadores.
  • Os conteúdos são criados diretamente pelos influenciadores e geram conversas em torno da marca. A empresa tem, portanto, a possibilidade de obter material e conteúdos de qualidade que não são percebidos pelos usuários como ficção e publicidade.

Como se torna um influenciador?

 Qualquer um pode se tornar um influenciador, mas como todas as ocupações que se respeitam, é necessário ter alguns requisitos:

  • É necessário ser antes de tudo muito convincente e muito conhecido pelas pessoas e, acima de tudo, pela web;
  • Ser capaz de dar grande visibilidade a notícias, vídeos, produtos e serviços, ser especialista em um determinado assunto e ter experiência em um setor específico da web;
  • Abrir um blog pessoal e perfis sociais para dar visibilidade às postagens publicadas;
  • Compartilhar e criar conteúdos de sucesso;
  • Participar de reuniões e eventos;
  • Escolher seu próprio setor e o público-alvo.
  • Qualquer um que queira aprender ou simplesmente se especializar, há muitos cursos de formação de influenciadores para seguir com o objetivo de preparar uma figura capaz de exercer esse trabalho de forma profissional. 

Casos de estudo:

C’é um caso de estudo revelante que diz respeito à Amazon, um importante site de compras online:

AMAZON E MARKETING DE INFLUENCERS: A EQUIPE VENCEDORA PARA O LANÇAMENTO DE UMA NOVA LINHA DE PRODUTO:

A MARCA OKBABY® é uma empresa especializada na produção e comercialização de produtos para a primeira infância. O principal canal de vendas é representado por distribuidores e lojas especializadas do setor, juntamente com o canal de vendas diretas através de influencers.

Os objetivos da campanha são:

  1. Dizer visibilidade ao produto e começar a educar o público-alvo sobre seu fator diferenciador;
  2. Iniciar as vendas na Amazon para testar o produto no mercado.

No início da campanha, foram escolhidos 40 influencers para patrocinar esses produtos. Cada um dos 40  selecionados recebeu um briefing operacional com as instruções que regulavam a colaboração.

A publicação consistia em posts e histórias no Instagram, com a obrigação de inserir um convite à ação preciso: comprar o produto na Amazon, aproveitando uma oferta criada sob medida para o influenciador.

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