O influenciador é uma pessoa que, de fato, influencia a opinião pública.
Representa um alvo importante para direcionar mensagens publicitárias, a fim de acelerar sua aceitação por um público mais amplo e é capaz de influenciar de maneira relevante as opiniões e os comportamentos dos outros.
Possuindo também um grau elevado de conhecimento sobre alguns produtos, tanto que suas opiniões chegam a influenciar as de outros consumidores orientando suas escolhas.
Com o surgimento da internet, a figura do influenciador começou a crescer, criando assim os pressupostos para disseminar mensagens através do boca a boca.
Classificam-se em:
- micro-influenciador (até 25.000 seguidores);
- macro-influenciador (até 100.000);
- mega-influenciador (até 500.000);
- celebridade (mais de 500.000).
A estratégia ligada ao marketing de influenciadores se divide em quatro atividades principais:
- Identificação dos influenciadores e sua classificação em ordem de importância.
- Ações de marketing voltadas para os influenciadores para aumentar o conhecimento da empresa na comunidade dos influenciadores.
- Ações de marketing através dos influenciadores para aumentar o conhecimento do mercado por parte da empresa.
- O marketing com os influenciadores tornando os influenciadores embaixadores da empresa.
Mas por que uma empresa deveria apostar no marketing de influenciadores?
Comecemos dizendo que um influenciador tem a mesma função de um testimonial e alcança objetivos muito importantes:
- Confiança: Derruba a barreira da confiança de seus seguidores, facilitando assim a relação entre a empresa e os clientes;
- Mídia: Amplifica o alcance das mídias sociais direcionando a mensagem diretamente para seus fãs e nos permite alcançar uma porção de público já perfilada e interessada no produto;
- A empresa terá uma imagem autêntica, sua comunicação não será centrada apenas no produto, mas também em valores e mensagens a serem difundidas através do marketing de influenciadores.
- Os conteúdos são criados diretamente pelos influenciadores e geram conversas em torno da marca. A empresa tem, portanto, a possibilidade de obter material e conteúdos de qualidade que não são percebidos pelos usuários como ficção e publicidade.
Como se torna um influenciador?
Qualquer um pode se tornar um influenciador, mas como todas as ocupações que se respeitam, é necessário ter alguns requisitos:
- É necessário ser antes de tudo muito convincente e muito conhecido pelas pessoas e, acima de tudo, pela web;
- Ser capaz de dar grande visibilidade a notícias, vídeos, produtos e serviços, ser especialista em um determinado assunto e ter experiência em um setor específico da web;
- Abrir um blog pessoal e perfis sociais para dar visibilidade às postagens publicadas;
- Compartilhar e criar conteúdos de sucesso;
- Participar de reuniões e eventos;
- Escolher seu próprio setor e o público-alvo.
- Qualquer um que queira aprender ou simplesmente se especializar, há muitos cursos de formação de influenciadores para seguir com o objetivo de preparar uma figura capaz de exercer esse trabalho de forma profissional.
Casos de estudo:
C’é um caso de estudo revelante que diz respeito à Amazon, um importante site de compras online:
AMAZON E MARKETING DE INFLUENCERS: A EQUIPE VENCEDORA PARA O LANÇAMENTO DE UMA NOVA LINHA DE PRODUTO:
A MARCA OKBABY® é uma empresa especializada na produção e comercialização de produtos para a primeira infância. O principal canal de vendas é representado por distribuidores e lojas especializadas do setor, juntamente com o canal de vendas diretas através de influencers.
Os objetivos da campanha são:
- Dizer visibilidade ao produto e começar a educar o público-alvo sobre seu fator diferenciador;
- Iniciar as vendas na Amazon para testar o produto no mercado.
No início da campanha, foram escolhidos 40 influencers para patrocinar esses produtos. Cada um dos 40 selecionados recebeu um briefing operacional com as instruções que regulavam a colaboração.
A publicação consistia em posts e histórias no Instagram, com a obrigação de inserir um convite à ação preciso: comprar o produto na Amazon, aproveitando uma oferta criada sob medida para o influenciador.
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