Um site de afiliação nada mais é do que um site que permite ao seu gestor ganhar uma porcentagem sobre a venda de um produto, caso o processo de compra desse produto comece em seu site e se conclua naquele que se ocupa de vendê-lo.
A afiliação é uma prática que já há tempos resulta ser muito difundida no mundo das vendas online, e que geralmente traz benefícios a ambos os protagonistas que dela fazem parte.
Como funciona um site de afiliação
Vimos em linhas gerais do que se trata. Vamos ver um pouco mais de perto como funciona um site de afiliação.
Começamos dizendo que, em primeiro lugar, obviamente, é necessário ter um site no qual possa expor os links que redirecionarão os usuários para o site que se ocupa de vender o produto. Criar um site não é uma operação tão difícil.
Neste ponto, metade da obra já estará concluída, uma vez que bastarão poucos passos para se tornar um afiliado. Geralmente é o site vendedor que determina qual taxa percentual será dada por cada venda realizada graças ao link do site afiliado.
Se pegarmos como exemplo Amazon, é importante saber que a porcentagem que reconhece ao afiliado oscila entre 1% e 10%. Isso depende da categoria e tipo do objeto vendido.
Para a Amazon, no entanto, a questão é ainda mais complexa porque ao atribuir a comissão, leva em consideração também a taxa de conversão, ou seja, quantos consumidores, efetivamente, entre aqueles que clicam no link no site afiliado, acabam realizando a compra.
No caso de outro gigante do e-commerce, por exemplo, Alibaba, a porcentagem começa em 8,5%, mas pode subir até 50% em casos particulares.
Quanto é vantajoso ter um site afiliado
Na maioria dos casos é sempre recomendável que essa escolha represente uma fonte de renda secundária e suplementar, e que não seja uma fonte primária.
Isso porque em muitos casos todos os rendimentos provenientes desse mecanismo não trazem grandes quantias aos bolsos do afiliado.
Pelo menos não se o tráfego de usuários permanecer de média entidadeà. Para dizer de forma muito simples, a afiliação è ótima para complementar o salário.
Mas essa coisa não vale exatamente para todas as circunstâncias. Existem casos em que o ganho pode ao menos aspirar a ser mais substancial.
Trata-se dos casos em que o site afiliado se ocupa especificamente de um mercado ou produto de nicho, com poucos concorrentes, e que tem ótimas possibilidades de capturar a maior parte dos usuários interessados no produto do qual se ocupa.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.