O testemunhal é uma pessoa comum como todos nós, mas famosa, que é chamada para precisamente “testemunhar” se um produto traz resultados positivos quando utilizado.
Associa também a sua imagem a esses produtos para aumentar a sua popularidade.
Muitas vezes, no entanto, pode acontecer que tire visibilidade da marca, de fato o consumidor tende a se concentrar no protagonista e lembrar daquele determinado comercial graças a ele, e não lembrar da própria marca do que patrocina.
Existem diferentes tipos de testemunhais:
- As celebridades: as marcas, para se fazerem conhecidas, lançam a carta das celebridades, para aproveitar sua popularidade, se fazerem conhecer e obviamente publicitar seu próprio produto.
- O consumidor-tipo: uma pessoa comum que por suas características demográficas, físicas ou profissionais é escolhida como tipo de consumidor que pode estar interessado no produto ou até mesmo no tipo de mensagem que a empresa quer enviar aos seus clientes.
- Especialista do setor: São escolhidos para gravar comerciais onde eles são os próprios especialistas do setor relacionados a determinado produto. Esse tipo é aplicado principalmente a produtos ligados à higiene e saúde.
- Personagem inventado: esse tipo diz respeito principalmente a personagens animados inventados e de fantasia, que mesmo sendo muito conhecidos pelo público, ajudam a criar um certo tipo de familiaridade em relação ao produto, facilitando também a associação da marca ao personagem escolhido.
Como publicitar um produto através de um testemunhal?
Para publicitar um produto através de um testemunhal, é necessário primeiro escolher um bom testemunhal que deve ser:
- Real
- Objetivo
- Controlável
- Segmentado
Deve ter pontos-chave que se baseiam:
- Nome e sobrenome: para ter uma identidade reconhecível.
- Uma imagem: ou seja, a presença física que testemunha o produto.
- O texto: ou seja, o depoimento escrito onde o cliente obviamente ficou satisfeito.
- Referências: para ser reconhecível e rastreável.
Depois de encontrar o testemunhal adequado, é preciso entender qual meio deve ser usado para garantir que a promoção tenha sucesso:
- Através das redes sociais: Facebook e Twitter, para fazer depoimentos diretamente na web.
- Indicadores de qualidade: artigos de jornais, blogs.
- Avaliações de produtos: através das “estrelinhas” que permitem entender quanto aquele produto foi votado.
- Criar um vídeo testemunhal: ou seja, depoimentos filmados muito visitados em páginas e redes sociais.
- Usar um marketing de conteúdo: ou seja, a criação e compartilhamento de conteúdos para adquirir e manter clientes, para depois publicar: entrevistas com clientes, estudos de caso de sucesso, apresentações em eventos e avaliações.
A presença de um depoimento é uma figura muito importante para a empresa porque se o cliente já tem uma opinião positiva sobre um determinado produto ou serviço é mais propenso a usufruir dele.
E você com quais meios pensa em usar seu depoimento? Boa sorte com sua publicidade!
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