Uma commodity é uma tipologia de produto que, por sua natureza, não pode diferenciar-se de forma substancial dos concorrentes.
Características e evolução das commodities
Fazem parte de uma commodity os produtos que não podem ser enriquecidos com packaging, comunicações particulares ou, simplesmente, não podem ser publicitados de maneira particularmente única.
São produtos que variam principalmente pelo preço inserido no mercado.
Alguns exemplos desses produtos são commodities e não podem ser expostos de outra forma. Pense-se no petróleo, no açúcar (exceto em casos raros) ou cereais e carnes e produtos desse tipo em atacado.
Outros, por outro lado, saíram das dinâmicas rígidas da commodity para entrar em mercados mais concorrenciais também a nível de comunicação e de marketing mix.
Pense-se no café que antes era um bem absolutamente relacionado às commodities, enquanto agora é um produto de consumo amplo com forte concorrência entre as marcas que fazem do packaging e da comunicação mais particular possível, armas estratégicas para prevalecer sobre o outro.
A característica principal desses produtos que não podem se diferenciar dos outros concorrentes, è a luta pelo preço. No caso do petróleo, por exemplo, existem entidades terceiras que limitam essa guerra e, portanto, padronizam os produtores a variações mínimas. Neste caso, falamos da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Abordagem de commodity e abordagem do consumidor
No início dos anos 60, distinguia-se produtos que faziam parte de commodities em três tipologias (vermelhos, amarelos e laranjas) que diferiam pela frequência de recompra de um determinado bem.
Nos anos seguintes, porém, tender-se-á, em vez disso, a dar mais relevância aos comportamentos de compra dos consumidores e não às características intrínsecas dos próprios produtos.
Os produtos que fazem parte das commodities ainda são importantes para alguns setores e, muito frequentemente, como visto no caso do petróleo, são regulamentados por entidades externas para limitar a especulação sobre seus preços.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.