A Landing Page é um dos elementos-chave do marketing digital e como diz o próprio nome, é a página criada no site que tem o objetivo de converter os visitantes de uma página web em clientes, criando uma relação de confiança e vantagem mútua.
Por meio da Landing page, interceptam-se pessoas interessadas em um determinado produto/serviço ou em resolver uma necessidade específica, e tenta-se convencê-las a comprar.
A vantagem é que tudo é gratuito, e tem o objetivo de criar um processo de formação do usuário por meio de email que os liga à empresa até que estejam prontos para comprar ou para serem ajudados com seus problemas.
O objetivo primário deste processo de venda é satisfazer as solicitações de quem está próximo da compra, assim tendo vendas e contatos imediatos.
De fato, a empresa se ocupa de criar uma página de vendas capaz de persuadir o comprador a ponto de conseguir fazer com que ele compre o produto à venda.
As pessoas são atraídas por um anúncio publicitário que promete a solução de um problema específico e são direcionadas para a sua Landing page. De fato, também é chamada de “página de aterrissagem” porque as pessoas “aterrissam” naquela página para seguir uma recomendação publicitária.
Fazer um usuário aterrissar em uma Landing page é muito útil porque se sabe exatamente o motivo pelo qual o cliente visitou uma página, então para a empresa é mais fácil conseguir converter o visitante em um cliente, e nossa comunicação deve ser o mais natural e familiar possível.
Como criar uma Landing page?
Para criar uma Landing page, você deve considerar alguns pontos importantes:
- Escolher o Copy: ou seja, o texto, é um ponto muito importante para uma Landing page. O texto deve ser o mais simples e compreensível possível, como se estivesse falando com um amigo ou parente.
- Escolher a gráfica: Ainda mais simples que o copy, a gráfica deve ser precisa, impactante e sintética, evitando muitas imagens desnecessárias que não têm nenhuma conexão com sua publicidade.
- Escolher os conteúdos: vídeos, fotos relacionadas ao produto, newsletters, avaliações de quem já comprou o produto.
- Escolher a “chamada para ação”: ou seja, o botão a ser pressionado para comprar o produto ou o formulário a ser preenchido para se inscrever na newsletter. Deve ser muito visível e de uma cor evidente para chamar a atenção.
- Escolher o endereço: em palavras simples, a URL, preferencialmente muito curta e legível.
- Escolher a publicidade: evitar as janelas que se abrem a “traição” muito odiadas pelos clientes, e fazer publicidade unicamente no site onde se está destinado.
- Escolher sobre o que falar: nos e-mails nunca escrever nada sobre o produto à venda; utilize tópicos relacionados ao setor em que você atua, então você pode escrever guias, novidades, informações sobre eventos, o importante é que esteja sempre dentro do tema que você trata.
Mas como convencer um usuário a se inscrever? Obviamente focar no cliente já interessado no seu produto! E isso é o seu público-alvo ideal.
Uma vez convencido o usuário a se inscrever lembre-se sempre de não abandoná-lo nunca! O cliente deve ser acariciado e mantido sempre atualizado sobre as novidades de venda.
Para atrair mais clientes você também pode promover sua Landing page, vamos ver como:
- Usando um blog: inserindo em suas páginas formulários para inscrição na newsletter, obviamente sem ser invasivo e propondo conteúdos interessantes para atrair mais clientes.
- Comprando publicidade: utilizando o Google ou o Facebook.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.