O que são as conversões

As conversões são ações que o usuário realiza em um site. Elas podem variar de acordo com os objetivos estabelecidos pela empresa:

  • Compra de um produto;
  • Transição de usuário para cliente;
  • Visualização na landing page;
  • Adição de um item ao carrinho.

São um dos principais objetivos do Marketing Digital, e muitas vezes a conversão começa quando um usuário preenche um formulário de contato, visualiza uma imagem, envia um email, visualiza o contato telefônico.

Categorias de conversões

As conversões podem ser divididas em duas categorias:

  • Macro conversões: são o objetivo principal para a melhoria do negócio, geralmente se identificam com a compra de um produto;
  • Micro conversões: são as ações realizadas pelo usuário que não geram negócios de forma direta, mas que aproximam o usuário da compra: adição de um produto ao carrinho, o clique em um link específico ou página de destino

Em essência, as micro-conversões oferecem a possibilidade de aumentar as macro-conversões, mesmo que indiretamente e, portanto, aumentar a receita e os negócios de uma empresa.

Monitoramento das conversões

Muito importante, tanto nas macro quanto nas micro conversões é o monitoramento dos objetivos de conversão. Para isso, utiliza-se uma plataforma para rastrear as conversões, a mais importante é Google Analytics

Os principais objetivos para o monitoramento das conversões são:

  • Solicitações de informações;
  • Registros;
  • Login;
  • Transações;
  • Funil de compra;
  • Inscrição na newsletter;
  • Preenchimento do formulário de contato.

Para alcançar os objetivos estabelecidos e aumentar as conversões è importante manter sempre um olho no seu monitoramento, para poder modificar eventuais estratégias que levam às vendas e ao crescimento do seu negócio.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.