O que são as vanity metrics

As vanity metrics são aqueles dados básicos relacionados às mídias sociais, como número de curtidas, comentários e interações.

Por que se chamam vanity metrics? muito simples, porque são aqueles dados que dão satisfação aos menos experientes em gerenciamento de mídias sociais.

Na verdade, os únicos dados de compartilhamento, número de curtidas e comentários não completam uma análise de um perfil empresarial.

As vanity metrics, portanto, são aqueles indicadores que alimentam de fato o ego de quem as recebe e se desenvolvem na inata vontade e desejo de se destacar dos usuários.

Outros dados além das vanity metrics: como analisar as mídias sociais

Existem, portanto, dados mais claros e específicos além das vanity metrics; vamos analisar alguns:

  • CTR: Taxa de cliques, é o indicador que analisa a porcentagem de usuários que visualiza um conteúdo.
  • Referência e tráfego das redes sociais: para entender a eficácia de um perfil social, é importante compreender as fontes de tráfego de e para a rede social em questão. No Analytics, por exemplo, existe uma seção específica chamada referência onde estão inseridos os dados das redes sociais que remetem obviamente ao seu site.
  • Mencionar e share of voice: quem nos menciona nas postagens é um recurso fundamental, pois aumenta nossa relevância nesse setor. O share of voice, calcula exatamente a porcentagem de relevância que se tem em um determinado setor, analisando também o número e a qualidade das menções recebidas.
  • Taxa de conversão: os comentários são a métrica vaidosa mais importante, mas sozinhos não são suficientes. São, no entanto, muito úteis se associados à taxa de conversão. Esse dado é de mais amplo alcance e analisa a porcentagem de comentários em relação ao número de seguidores ou ao número total de curtidas da página (para obter esse dado, multiplica-se o resultado por cento).
  • Taxa de amplificação: Este dado calcula o número de vezes que uma postagem é compartilhada, sempre com base no número total de seguidores ou curtidas.
  • Taxa de aplausos: a taxa de aplausos è è a ampliação do número individual de curtidas sempre com base nos seguidores ou curtidas da página.

As métricas de vaidade, por si só, não são úteis para entender o desempenho de uma página empresarial, mas, se inseridas em um contexto mais amplo e combinadas com todos os outros indicadores expressos em porcentagem e relativos à base de fãs que analisamos, então temos uma visão completa e podemos ajustar o tiro a cada vez.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.