O que são as pesquisas qualitativas

As pesquisas qualitativas fazem parte do ramo do marketing research e são frequentemente utilizadas para entender quais são as necessidades dos consumidores e, obviamente, atendê-las.

Para conduzir uma pesquisa qualitativa, é selecionado um grupo de indivíduos e realizados testes como o concept test (ou seja, quais produtos usar) e copy test (o texto a ser utilizado).

Através dessas pesquisas, busca-se descobrir emoções conscientes e inconscientes do consumidor, seu estilo de vida, como e o que ele compra.

Como conduzir uma pesquisa qualitativa

As pesquisas qualitativas se baseiam em diferentes características:

  • Selecionam amostras de indivíduos pouco numerosas:
  • Os dados gerados não têm fins estatísticos;
  • Não analisam os dados de forma estatística, mas coletam informações com base nos objetivos estabelecidos.

Em um projeto, esse tipo de pesquisa pode ser utilizado em diversas fases, observação e ideação ou planejamento e validação.

Portanto, para cada projeto é importante fazer uma avaliação para definir as ferramentas e técnicas mais adequadas e as fases em que serão utilizadas.

Podem-se definir três tipos de pesquisa qualitativa:

  • Pesquisa exploratória: permite analisar um tema ou problema que não se conhece a fundo. Realiza-se através do uso de entrevistas individuais observando as necessidades dos usuários;
  • Pesquisa generativa: permite envolver os usuários em uma espécie de comunidade que possibilita a geração de ideias;
  • Pesquisa avaliativa: coleta o feedback dos usuários quando se vai experimentar a interação com o serviço digital disponibilizado. 

Portanto, com base na pesquisa qualitativa realizada, associam-se diferentes tipos de instrumentos e técnicas.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.