As pesquisas qualitativas fazem parte do ramo do marketing research e são frequentemente utilizadas para entender quais são as necessidades dos consumidores e, obviamente, atendê-las.
Para conduzir uma pesquisa qualitativa, é selecionado um grupo de indivíduos e realizados testes como o concept test (ou seja, quais produtos usar) e copy test (o texto a ser utilizado).
Através dessas pesquisas, busca-se descobrir emoções conscientes e inconscientes do consumidor, seu estilo de vida, como e o que ele compra.
Como conduzir uma pesquisa qualitativa
As pesquisas qualitativas se baseiam em diferentes características:
- Selecionam amostras de indivíduos pouco numerosas:
- Os dados gerados não têm fins estatísticos;
- Não analisam os dados de forma estatística, mas coletam informações com base nos objetivos estabelecidos.
Em um projeto, esse tipo de pesquisa pode ser utilizado em diversas fases, observação e ideação ou planejamento e validação.
Portanto, para cada projeto é importante fazer uma avaliação para definir as ferramentas e técnicas mais adequadas e as fases em que serão utilizadas.
Podem-se definir três tipos de pesquisa qualitativa:
- Pesquisa exploratória: permite analisar um tema ou problema que não se conhece a fundo. Realiza-se através do uso de entrevistas individuais observando as necessidades dos usuários;
- Pesquisa generativa: permite envolver os usuários em uma espécie de comunidade que possibilita a geração de ideias;
- Pesquisa avaliativa: coleta o feedback dos usuários quando se vai experimentar a interação com o serviço digital disponibilizado.
Portanto, com base na pesquisa qualitativa realizada, associam-se diferentes tipos de instrumentos e técnicas.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.