O que são as pesquisas quantitativas

As pesquisas quantitativas, como as qualitativas, pertencem à pesquisa de marketing.

A pesquisa quantitativa tem a tarefa de analisar o mercado e fornecer dados sobre as cotas de mercado, os testes realizados e a previsão da demanda.

Esse tipo de investigação é conduzido utilizando uma amostra ampla de indivíduos.

São utilizados questionários na forma de três entrevistas diferentes:

  • Entrevista CATI: a entrevista é conduzida por telefone;
  • Entrevista CAWI: a entrevista é conduzida pela web;
  • Entrevista CAPI: a entrevista é conduzida com uma conversa direta, no local da entrevista se encontram entrevistador e respondente.

As investigações quantitativas, portanto, estudam uma determinada população e as relações que se criam com um determinado produto.

Como conduzir uma pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa baseia-se em diversos fatores fundamentais e para conduzi-la é importante escolher sobre qual tipologia se direcionar:

  • Entrevistas telefônicas: seleciona-se uma amostra de pessoas assinantes de diferentes companhias e realiza-se a entrevista por telefone;
  • Entrevistas pessoais: contato face a face entre entrevistado e entrevistador;
  • Entrevistas postais: envio para o domicílio e local de trabalho do entrevistado de um pacote contendo questionário e instruções para preenchimento;
  • Entrevistas baseadas na web: por meio de correio eletrônico e internet.

Para construir um questionário, é importante levar em consideração uma série de aspectos para depois realizar a análise do conteúdo das perguntas para entender se podem ser eficazes como teste.

Diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa

Muitos de nós pensamos que os dois tipos de pesquisa, ou seja, qualitativa e qualitativa são muito semelhantes entre si.

De fato è assim, mas entrando nos detalhes há algumas pequenas diferenças que podem ser verificadas.

A pesquisa qualitativa coleta informações para entender quais são as necessidades dos consumidores para depois satisfazê-las e è menos estruturada em comparação com a quantitativa.

Os dados quantitativos, por outro lado, podem ajudá-lo a ter uma visão geral do usuário, enquanto os qualitativos são apenas um acréscimo de detalhes.

Na verdade, a pesquisa quantitativa você pode usá-la para formular uma hipótese, validá-la e encontrar as respostas de maneira muito mais expansiva.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.